São José, exemplo de homem de Deus!

São José foi um homem forte, justo, trabalhador, íntegro e honrado. 

“Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: ‘Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco’. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.”(Mateus 1,18-25)

São José, figura para a Igreja de homem santo. Ele que foi casado com Maria, que abriu mão de sua vida conjugal porque entendeu a missão de Nossa Senhora. Homem que Deus confiou que educasse o Seu único Filho. Homem que levou com afinco a sua missão de ser o Pai adotivo de Jesus.

O mundo está carente de homens como José, pois ele foi um homem forte, justo, trabalhador, íntegro e honrado. José tinha tudo para entregar Maria à lei para ser apedrejada, mas porque ele a amava, não fez isso, pois o amor tem capacidade de renunciar a si mesmo. 
Se você precisa de um modelo de como ser um homem cristão de verdade, convido-o a conhecer a história de São José. Ele sempre se posicionou como homem de Deus, teve atitude, tomou a frente onde foi necessário, assumiu o papel de provedor com simplicidade e humildade, cuidou de Nossa Senhora e Jesus, ou seja, cumpriu o seu papel, mas assumir, ter iniciativa, ter atitude de reconhecer nossas fragilidades, ser essa rocha em casa, precisa de muita intimidade com Deus.

Ter intimidade com Deus é uma boa palavra de ordem para nós, e deve vir seguida de sensibilidade. José era um homem sensível para perceber os movimentos de Deus e para tratar com sabedoria Maria. Ele era um homem de atitude, sensibilidade e humildade. 

E como vai a sua humildade? Exercitá-la é sempre um ato de coragem. Temos tido a coragem de se dobrar diante daquilo que Deus tem nos falado? Em muitas situações para ser um homem humilde, é preciso se dobrar, renunciando a nossa vontade, saber dar um passo para trás e no futuro dar dois para frente, saber lidar com as humilhações que a providência vai permitindo que aconteçam para nos moldar na humildade. José é um bom exemplo de humildade para nós. 

Escutando o anjo, José se posiciona ao lado de Maria. Ele assumiu a castidade, priva-se dos seus sonhos, de ter seus próprios filhos, ele só foi capaz de renunciar porque ele se dobrou para escutar a Deus e isso exige sensibilidade, humildade, atitude e obediência. Obediência que José teve quando ouve e obedece a ordem de sair do Egito e voltar para Israel. Como vai sua obediência? 
E para terminar São José não teve vergonha de admitir que teve medo. Teve medo de voltar para Israel, porque quem reinava era Arquelal filho de Herodes. Teve medo delle matar a sua família, mas sua intimidade com Deus, o mover do Espírito Santo nele, o ajudou a seguir em frente. Nós homens temos que perder o espírito de super homens, assumir o medo não é fraqueza. Fraqueza é ficarmos travados no medo. São José avança para Israel corajosamente porque tinha uma convicção. A convicção de que Deus sempre luta conosco. 
Hoje irmãos, convido-os a rezar por nossa masculinidade com São José, para que ele nos ensine a sermos bons homens, bons pais, bons esposos e bos filhos.
Por fim rezemos: São José, nas nossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor, valei-nos São José!
Fábio Gonçalves Vieira
Missionário da Comunidade Canção Nova