Escola de Formadores anual

Canção Nova sediou a terceira Escola de Formadores anual da Diocese de São José dos Campos

A frente de missão da Canção Nova em São José dos Campos sediou no último final de semana 15 e 16/06 a terceira edição da Escola de Formadores anual para as novas comunidades, com o tema central: “Acompanhamento pessoal nas novas comunidades”.

Os pregadores, Padre Djalma Lopes fundador da comunidade Servos da Palavra e Assessor diocesano para as novas comunidades, e Mário Sérgio dos Santos, fundador da comunidade Nova Via e membro do conselho diocesano para as novas comunidades, desenvolveram temas como: Fundamentos bíblicos e teológicos do acompanhamento pessoal, o acompanhamento pessoal para a formação de discípulos missionários e Projeto formativo. 

A comissão das novas comunidades foi instituída por Dom Moacir, fruto do sínodo diocesano, e que foi recebido com muito apoio pelo atual Bispo da Diocese Dom César. Esta comissão tem como objetivo o acompanhamento das novas comunidades na Diocese de São José dos Campos. Ela conta com um conselho, que tem como Presidente Padre Djalma Lopes, formada também por outros membros como, Mário Sérgio fundador da comunidade nova via, Jonhatan moderador da comunidade Pantokrator e Luís Vagner fundador da comunidade cenáculo. 

De acordo com o Padre Djalma, “a Comissão tem sido um organismo de pastoreio e integração das Novas Comunidades na caminhada diocesana. Para alcançarmos este objetivo, temos reuniões periódicas com os fundadores ou moderadores das Novas Comunidades.

São espaços de oração e partilha que motivam estes irmãos e irmãs a se empenharem em vivenciar o seu carisma numa perspectiva de serviço e comunhão com a Igreja Particular”.

Ainda de acordo com o Presidente, “através do Conselho de coordenação que busca criar também espaços mais amplos com representações mais numerosas das Novas Comunidades, visto que estas integram não só os fundadores ou moderadores, mas também os membros. Neste sentido temos procurado garantir pelo menos dois eventos anuais: A Escola de Formadores e a Assembleia Anual”. 

O sacerdote finaliza que, “estes eventos oferecem um alcance maior em nível de partilha e formação. A formação que a comissão tem procurado disponibilizar para as Novas Comunidades, não visa substituir a que elas devem oferecer internamente aos seus membros. O seu objetivo é oferecer conteúdos comuns a todas elas, sobretudo, na perspectiva da vivência da comunhão em todos os âmbitos da vida eclesial. Em outras palavras ajudá-las a caminharem cada vez mais no coração da Igreja”.

Deus abençoe!