Corpus Christi

A Igreja vive hoje a Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo é celebrada na Quinta Feira seguinte à Solenidade da Santíssima Trindade. Esta Solenidade é manifestação pública de fé na Eucaristia.

Teve início a partir das visões de Juliana, freira agostiniana que via um disco lunar com uma grande lacuna no centro. Segundo explicação essa lacuna foi entendida como a ausência de uma Solenidade que celebrasse festivamente o Sacramento da Eucaristia. O Bispo da Diocese de Juliana levou em consideração sua visão e instituiu pela primeira vez uma Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo no ano de 1246. Com o passar do tempo este mesmo Bispo veio a tornar-se Papa com o nome de Urbano IV e estendeu a Solenidade de Corpus Christi para toda Igreja no ano de 1264.

Essa Solenidade tem ligação com a Quinta Feira Santa é o que nos explicou o Papa Bento XVI da seguinte maneira:

A Solenidade do “Corpus Domini” [Corpus Christi] é inseparável da Quinta-feira Santa, da Missa “in Caena Domini”, na qual se celebra solenemente a instituição da Eucaristia. Enquanto na noite da Quinta-feira Santa se revive o mistério de Cristo que se oferece a nós no pão partilhado e no vinho derramado, hoje, por ocasião do “Corpus Domini”, esse mesmo mistério é proposto à adoração e à meditação do Povo de Deus, e o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas da cidade e povoados para manifestar que Cristo ressuscitado caminha em meio a nós e nos guia rumo ao Reino dos céus. Aquilo que Jesus nos deu na intimidade do Cenáculo, hoje o manifestamos abertamente, porque o amor de Cristo não é reservado a alguns, mas é destinado a todos.1

Deus abençoe você.

Padre Edison

Missionário Comunidade Canção Nova