Feliz dia do Amigo!

Um milhão de amigos!

Se você é da geração que nasceu na segunda metade do século passado talvez tenha lembrado automaticamente – e até cantarolado – dos versos da música que propõe essa meta. Caso contrário, se nasceu há pouco tempo, não se engane: a ideia permanece, mas sob nova roupagem. Queremos seguidores novos no Instagram, queremos pessoas com quem conversar nas redes sociais em dias difíceis, ainda mais em tempos de isolamento social. Queremos contato seguro e estável, facilmente conquistado, facilmente descartável ao se tornar incômodo.
Tanto quanto é prepotência querer ter um milhão de amigos, é fulgaz viver de relações sem raízes. O problema aqui não é nem o ambiente virtual em si, que possibilita muitas coisas, entre elas a evangelização. O problema é reduzir a amizade à uma grandeza quantificável. E aqui, “amigos”, já começa um erro. Amizade não é sobre ter alguém, mas ser com alguém. Amizade não diz de quantidade, mas da qualidade como me dou a outro.
Hoje celebramos o dia do amigo. Definições, frases feitas, clichês ou expressões poéticas para tentar definir quem é o amigo no coração do ser humano não faltam. Talvez você até já tenha lido, escrito ou declarado a um amigo. Mas eu quero falar aqui da amizade à luz de Deus. Na Canção Nova aprendemos que a qualidade da nossa vida fraterna depende diretamente da qualidade da nossa vida com Deus. Por isso, nossa primeira meta de amizade é com Cristo, Deus feito carne que deu a conhecer sua vontade e dando sua vida por nós demonstrou ao extremo o sentido da amizade cristã: a doação. Cristo precisa ser nosso melhor amigo para que todas as nossas amizades sejam regadas pelas virtudes do coração de Jesus.
A amizade cristã é sempre uma relação de no mínimo três: eu, o outro e, ordenando cada passo, cada sentimento, cada diferença e desavença, Deus. Traga-O para dentro dos seus círculos de amizade; Ele purificará os excessos e dará sentido ao amor como doação e não como uso.
Quanto entendermos que ser amigo de alguém é uma busca constante de amar a Deus no rosto de outro, poderemos viver relacionamentos sem posse, autênticas e profundas. Faremos dos pequenos atos de amizade uma oportunidade de levar alegria ao coração de quem amamos sem esperar uma resposta à altura. Amar porque se ama.
E quem ama não apenas fala, mas é na vida do amigo. Seja hoje na vida dos seus: ligue, mande mensagem, fale do quanto ele é especial a você, reze por ele, para que ele esteja na vontade de Deus e para que Deus seja aquilo que você, por mais esforços que faça, não pode realizar.
Você pode até não ter um milhão de amigos, mas aqueles poucos que você cultiva farão toda diferença. Afinal, se Cristo quis ser amigo do homem é porque a amizade faz parte da dinâmica do Reino dos Céus. Como escreve o Eclesiástico: quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro.
Feliz dia do amigo!

A partir de amanhã promoveremos o aprofundamento sobre amizade. Clique aqui e saiba mais!

George Facundo

Comunidade Canção Nova