Dezoito anos de missão! Celebremos

Celebremos 18 anos de história em São José dos Campos

A primeira memória que me vem quando começo este texto é: “Primeiro Belém, depois Jerusalém!”. Era assim que o Pedro Roberto, o mais longevo responsável desta Frente de Missão, nos acalmava nos nossos anseios de crescimento e expansão. Era preciso amadurecer, estabilizar-se, plantar raízes. Assim, nossos primeiros missionários aqui chegados, a Maria Angélica que o diga, viveram ao pé da letra o slogan do Pedro Roberto. Na simplicidade, no anonimato, quantos por aqui passaram, deixando sua marca para que esta missão vingasse. Foram anos de trabalho perseverante e eficaz.

Perseverante porque, a despeito da não-visibilidade da comunidade, aproveitava-se cada espaço que se abria para as Santas Missas, Dias de Louvor, Pregação, onde não faltavam a livraria itinerante (carregávamos duas malas enormes e pesadas), e nosso bazar, acomodado em sacos pretos de 100 litros. Levar tudo para o local do evento e depois trazer de volta para o prédio da Rua Vilaça, no segundo andar. Depois de cada evento desses sentíamos dores nas coxas e nas panturrilhas por dias, por causa dos lances de escada que precisávamos vencer. Nossa rádio AM não tinha grande alcance, só alguns bairros da cidade eram atingidos. Nossa primeira loja, pequenina e simples, ficava também na rua Vilaça, só que mais abaixo. Lá tivemos a graça de receber o Padre Jonas Abib, por ocasião do lançamento do livro “Sim, sim! Não, não!”. Foi um evento memorável, a ponto de congestionar o trânsito. Depois inauguramos, com toda pompa (direito à presença do Bispo), a nossa loja grande na Rua Sebastião Hummel. O espaço era bem mais generoso, comportando a loja, as salas dos missionários, a capela, a cozinha e o nosso bazar. Ali íamos consolidando a nossa presença em São José dos Campos. Na loja realizávamos pequenos eventos, como: tarde de autógrafos, momentos de oração e de músicas, reuniões. O nosso bazar se tornou ponto de encontro de clientes fiéis que, não só pela compra, mas pela acolhida, frequentavam quase que diariamente o espaço. Muitas estórias daquela época, a generosidade dos doadores, a fidelidade dos voluntários, e a Divina Providência acontecendo.

O trabalho foi também eficaz na busca de parceiros para que pudéssemos exercer nossa missão. Aqui recordo as paróquias que nos acolheram, como a Paróquia São Sebastião (uma das primeiras), a Paróquia Espírito Santo, o Santuário São Judas Tadeu, a Paróquia Sagrada Família, e tantas outras que nos permitiram levar ao povo de Deus a nossa evangelização e os nossos produtos. Além da livraria improvisada, havia a mesinha para o Clube da Evangelização que acolhia sócios, arrecadadores e doadores que, ao mesmo tempo em que doavam para manter a missão, adquiriam nosso material de evangelização e também levavam nossos bolos, doces, tortas, e tudo o mais que ganhávamos. Como não ser grata aos sacerdotes daquelas paróquias que abriram as portas e os corações para nós? Assim, aos poucos, fomos tornando conhecida a Frente de Missão, mesmo que para algumas pessoas ela só se resumisse às lojas CN, que eram duas: uma no centro da cidade, outra na Paróquia Espírito Santo.

Até aqui era Belém… Há quatro anos atrás, um passo ousado para nós: uma Casa de Evangelização! Era Jerusalém que se aproximava: nosso sonho de ter um lugar onde acolher as pessoas, realizar eventos, centralizar a evangelização… Ali, na rua Itororó, 186, em frente à Rodoviária! Logo foram instalados os estúdios da nossa rádio e o espaço para a nossa loja que saiu da Rua Sebastião Hummel. Desde então o Senhor tem-nos ajudado: nossa rádio migrou para a FM e precisou de novas instalações (agora está na Av. Francisco Longo), nossa missão cresceu (somos trinta e um membros, do Núcleo e do 2º. Elo), temos um sacerdote conosco, temos Jesus Eucarístico na capela, temos maravilhosos voluntários e benfeitores, estamos bem integrados na Diocese, somos Igreja.

Continuamos olhando para Jerusalém porque há muito ainda por fazer. Nem todos sabem da comunidade aqui, não conhecem a nossa rádio, e quando ouvem falar da Canção Nova, pensam ainda em Cachoeira Paulista. E, neste mês de julho, quando celebramos os dezoito anos da Frente de Missão em São José dos Campos, estamos nos reinventando por causa da pandemia do Covid-19, já que não podemos ter eventos presenciais. Esforçamo-nos para evangelizar pelos meios de comunicação: rádio, aplicativos, mídias sociais. Mas a missão vale o empenho!

Deus seja louvado por tudo o que vivemos e pelo que ainda virá!

Maria Helena 

Missionária Comunidade Canção Nova