Pensar positivo funciona?

Afinal de contas o pensamento positivo tem algum efeito no meu cérebro? 

Imagem: google.com

Alguns estudos neurocientíficos demonstram que tem sim algum benefício, porém tenho alguns pontos a ressaltar: 

O que sustenta um pensamento positivo? Quanto tempo dura? 

Antes de responder essas perguntas, quero esclarecer que estudos científicos demonstram resultados de um trabalho realizado em um determinado período de tempo. 

O mecanismo exato de como um pensamento é formado ainda não foi completamente elucidado, sabe-se que há influência da nossa memória, então dificilmente temos controles dos nossos pensamentos uma vez que a memória já está lá gravada desde a concepção.

Voltamos a pergunta: O que sustenta um pensamento positivo? Tem benefícios a longo prazo (me refiro a vida inteira)? Quais são os benefícios de pensar positivo?  

Sempre vai ser um esforço! Você sempre vai ter que se lembra de “se motivar”, de pensar positivo afinal de contas, os benefícios são momentâneos.  

E diante da morte de um ente querido? Vale pensar positivo? 

Quer saber, vamos deixar pra lá essa história e vamos falar do que interessa. 

Fato é que nosso cérebro foi feito para a verdade! Nossos pensamentos precisam ser verdadeiros, precisam estar alinhados com a verdade. A verdade que liberta, cura e salva! 

A verdade dura para sempre, é imutável! E o que é a verdade? 

Essa resposta você encontra no evangelho de São João 14,6.  

“Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” 

As vezes nos preocupamos em comprar livros de autoajuda, fazer treinamentos com milhões de técnicas de neurociência, nos enganamos quando a pessoa fala bonito ou tem muitos títulos sendo que o que o nosso cérebro precisa é de verdade! 

A bíblia é a maior fonte de verdade que existe, ela foi feita para reestabelecer sua saúde mental, foi feita para direcionar a sua vida! Chega de mentiras e enganação. 

Não perca mais tempo, seja feliz conhecendo a verdade! 

“Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. (Filipenses 4, 8)” 

Que tal fazer uma reprogramação pela palavra? Reprogramar seus pensamentos pela palavra de Deus? Isso é possível e os benefícios são eternos! 

  

Bruna Leôncio Barbosa  

Farmacêutica-Bioquímica 

Mestra em Fisiologia Humana – USP.