Celebremos hoje a Assunção de Nossa Senhora

Conheça um pouco mais sobre o Dogma da Assunção de Nossa Senhora

Que alegria poder contemplar o dia do Dogma da Assunção de Nossa Senhora, a que o Anjo Gabriel chamou de Cheia de Graça.

Mas primeiramente é preciso entender o que é um Dogma.

O termo dogma possui alguns significados, dentre eles: ensinamento e decisão. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), o dogma se trata de uma verdade revelada por Deus, são luzes no caminho de nossa fé. A igreja por sua vez, acolhe a revelação divina, aceita e nos ensina.

O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Nesse documento o Papa diz: “Cristo, com sua morte, venceu o pecado e a morte. Mas por lei natural Deus não quer conceder aos justos o completo efeito dessa vitória sobre a morte, senão quando chegar o fim dos tempos. Por isso, os corpos dos justos se dissolvem depois da morte, e somente no último dia tornarão a unir-se, cada um com sua própria alma gloriosa. Mas desta lei geral Deus quis excetuar a Bem-Aventurada Virgem Maria. Ela, por um privilégio todo singular, venceu o pecado; por sua Imaculada Conceição, não estando por isso sujeita à lei natural de ficar na corrupção do sepulcro, não foi preciso que esperasse até o fim do mundo para obter a ressurreição do corpo”.

Na festa de Assunção de Nossa Senhora nós contemplamos toda a sua plenitude, onde ela foi plenamente criatura, plenamente mãe e plenamente mulher. Entrou em corpo e alma na glória de Cristo. Nós, pela graça de Deus só poderemos entrar em alma, pois nosso corpo será glorificado somente no fim dos tempos, mas em Nossa Senhora essa grande graça já ocorreu.

A que foi a discípula perfeita de Cristo, que guardava tudo em seu coração, esteve aos pés da cruz e com os apóstolos no cenáculo perseverando na oração, foi unida a Cristo nessa vida onde só ela sofreu por Cristo como mãe, é glorificada pelo Espírito Santo e intercede incansavelmente pelo mundo até que Cristo seja formado em nós.

Flaviane Ribeiro

Missionária Comunidade Canção Nova