Os Santos Arcanjos

OS SANTOS ARCANJOS, ROGAI POR NÓS!

São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós estas vias!”. Talvez você já tenha ouvido esta curta e poderosa oração, que diz com bastante clareza quem são e que tipo de missão estes arcanjos têm no serviço a Deus e aos homens.

O Catecismo da Igreja diz que “a existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé”. Com tanto esoterismo rolando por aí, não é difícil encontrar “anjo do signo”, “a cor do seu anjo”, “o nome do seu anjo”… É preciso ter cuidado com essas ideias e procurar conhecer, orientados pela nossa doutrina, quem são e o que fazem esses seres que estão próximos a Deus, mas também próximos aos homens.

A Angeologia Católica nos diz, ainda, que os nomes (Gabriel, Rafael, Miguel) não são uma simples designação individual do arcanjo, mas estão relacionados à missão a eles confiada por Deus. Cada um destes nomes termina em “El”, significando que sua origem vem de Deus. Estes nomes podem ser encontrados nas Sagradas Escrituras, em episódios que claramente apresentam a ação de cada um deles. Antes, porém, é bom saber quem são esses espíritos maravilhosos e o que a Igreja nos ensina a seu respeito.

Sabemos que milhares e milhares de anjos estão ao redor do Trono de Deus, servindo-O e cantando os Seus louvores. Estão distribuídos em três hierarquias, cada uma delas composta de três classes de anjos: os de mais elevada hierarquia são os Serafins, os Querubins e os Tronos. Na segunda hierarquia estão as Dominações, Virtudes e Potestades, e a terceira hierarquia se compõe dos Principados, Arcanjos e Anjos.

Aqui vamos nos deter sobre os arcanjos, que são os únicos dos quais sabemos os nomes, e que exercem funções bem definidas de protagonistas e anunciadores de importantes acontecimentos, bem como de protetores de pessoas com importantes funções para a glória de Deus, como o Papa, os Bispos, sacerdotes e leigos.

Nas Sagradas Escrituras vamos encontrar São Gabriel, cujo nome significa “homem forte”, “homem de Deus”, “enviado de Deus”. Sua principal aparição ocorre no anúncio da Encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria (Lc 1, 26-38), mas também no anúncio a Zacarias sobre o nascimento de João Batista (Lc 1, 13ss). Aparece, ainda, explicando a Daniel uma visão que ele teve (Dn 8, 16ss). São Gabriel é, por excelência, o mensageiro das revelações divinas.

Encontramos São Rafael quando lemos o Livro de Tobias (Tb 5, 4); este jovem sai à procura de alguém que o acompanhe em um empreendimento solicitado por seu pai Tobit. Inicialmente São Rafael não se revela, e isto vai acontecer mais tarde, no desenrolar dos fatos. Em Tb 12, 15, o arcanjo se apresenta como “um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor”. O nome Rafael quer dizer “Deus cura”, porque ele mesmo afirma que fora enviado para curar a Tobit de sua cegueira e a sua nora Sara, atormentada por um demônio que matava os seus maridos. Outra referência ao Arcanjo Rafael é encontrada, ainda que velada, em Jo 5, 4, onde a Tradição sugere que ele é o anjo que agita as águas da piscina de Betesda.

São Miguel Arcanjo aparece também no livro do Profeta Daniel, em dois capítulos diferentes: Dn 10, 13.22 e Dn 12, 1. Em Jd 1, 9, São Miguel disputava com o diabo o corpo de Moisés. Em Ap 12, 7-8, encontramos São Miguel novamente em batalha, quando ele e o seu exército derrotam o dragão infernal. Assim, podemos dizer, amparados por estes textos, que são Miguel é o defensor e o libertador contra os ataques infernais. Seu nome significa “Quem como Deus?” A Tradição da Igreja aplica a São Miguel quatro importantes e imprescindíveis funções, que são: 1) conduzir as almas para o céu; 2) defender a Igreja e o povo cristão dos ataques do inimigo; 3) resgatar as almas dos fiéis do poder do inimigo de Deus; 4) Lutar contra Satanás.

Com alegria e confiança, celebremos a festa de tão grandes e poderosos auxiliadores, protetores e intercessores que o Céu nos deu. Não nos esqueçamos de São Paulo que nos alerta sobre a nossa vida ser um contínuo combate, não contra homens de carne e sangue, mas contra forças tenebrosas e malignas (Ef 6, 12). Que grandes amigos temos em nosso favor!

São Gabriel, São Rafael e São Miguel, rogai por nós!

Maria Helena

Comunidade Canção Nova