Diocese organiza evento para vocações

Diocese organiza evento para vocações

Você já sabe qual é a sua vocação? Pois a Diocese de São José dos Campos organizou o evento que aconteceu domingo (30), o “Vocation Day 2021”. Com a missão de trazer mais vocações à igreja, o evento tem o foco voltado aos jovens para auxiliá-los a discernir a sua vocação. Com o tema: “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15) o encontro aconteceu, dessa vez, de forma on-line.

A missionária da comunidade Canção Nova de São José dos Campos, Angélica Pereira já participou duas vezes do evento e conta que é “um dia que eu experimentei a nossa igreja viva”, ela teve “a graça de participar durante dois anos do Vocation Day”. No primeiro ano no evento em que a missionária esteve, ela se “encantou em ver tantos jovens, de ver a expressão jovem e me encontrar ali com a diocese, com as novas comunidades. Foi um dia assim, onde eu experimentei a nossa igreja, uma igreja viva; que quantas pessoas ainda são chamadas a entregar a sua vida pra Deus, chamada a ser de Deus, a viver a sua vocação, dar uma resposta a Deus.”

O Vocation Day é um evento diocesano que já começou em 2017 com a iniciativa de alguns seminaristas e da pastoral vocacional de fazer um evento, um grande evento vocacional onde iria reunir todas as vocações num grande dia, de uma grande festa das vocações”, define assim, o seminarista Mateus Torres e continua dizendo que “então o Vocation Day é a festa das vocações de nossa diocese e desde o primeiro ano ele foi sendo idealizado, cada vez sendo acrescentado mais coisas nele. Além da nossa missa, uma coisa muito característica do Vocation Day é a feira vocacional onde a gente convida todas as congregações que são possíveis tá aqui presente, Congregações, movimentos, comunidades religiosas, outros grupos para participar, para vim divulgar o seu carisma para falar e cativar os jovens sobre o seu carisma, sobre a sua comunidade.” 

E para trazer esses jovens o evento conta com “o nível hard, que são os brinquedos infláveis, alguns pingue-pongue, algumas coisas mais assim. Tem alguns shows que vão acontecendo durante o dia e show de talentos. Tem a praça de alimentação para galera passar o dia inteiro aqui mesmo, o evento começa cedinho e acaba no início da noite, além das missas, adoração que vai acontecer, várias tendas onde vão ter durante o dia vão acontecendo reflexões. No meio da tarde acontece também o tradicional futebol dos padres contra os seminaristas, também que é uma coisa muito tradicional da nossa diocese (que) a galera para, em peso pra assistir ao futebol, dão muita risada” conta Torres. Já Pereira conta que “estar no seminário da diocese, no seminário São José, podemos dizer é ali que são geradas as vocações sacerdotais, ali que as vocações elas vão sendo formadas, trabalhadas conhecer o seminário São José, estar ali com a igreja e conhecer tantos carisma é uma riqueza” e que “há cada ano ele (a organização do evento) tem trazido uma novidade, mesmo nesse tempo de pandemia, ele tem acontecido de uma maneira nova online, mas é uma benção e eu sou grata, porque em duas edições do Vocation Day, em dois anos eu participei e eu experimentei a graça de Deus e ali eu vi uma igreja viva que a cada dia tem acolhido as vocações, tem trabalhado para que o reino de Deus ele aconteça cada dia mais, Deus abençoe e se Deus quiser no próximo ano estaremos aí presencial no Vocation Day.”

Leonardo Girotto

Estudante de Jornalismo Faculdade Canção Nova     

Estagiário no Departamento de Comunicação Canção Nova São José dos Campos