A cada segundo no Planeta Terra, tem alguém pensando em criar espaços e oportunidades nas diversas realidades, exemplos: agricultura, pecuária, tecnologia, educação, esporte, indústria, meio ambiente, saúde, segurança, transporte, turismo; sendo assim, acredita-se que melhorias podem acontecer nos vários aspectos para o bem da sociedade. Mas, em meio às várias necessidades, estamos pensando em favorecer o encontro entre os jovens e os idosos?

 

 

O Papa Francisco diz que gostaria de um mundo com um novo abraço entre os jovens e os idosos, afinal, a Igreja é chamada a favorecer o encontro entre dois importantes períodos da vida: juventude e velhice.

 

Por que favorecer este encontro?

 

– Os avós têm uma bela e desafiadora missão, encorajar os jovens a seguirem em frente e não desistirem de buscar o sentido da sua existência, e para este bate papo acontecer é preciso que se encontrem e conversem. Afinal, o jovem deseja investir a vida em tantos sonhos, então, é essencial que o jovem escute as experiências da pessoa idosa, pois, a vida do ancião tem muito a comunicar para a juventude, então, é fundamental criar espaços e oportunidades para o idoso contar as suas histórias.

 

– O diálogo entre jovens e idosos é a resposta que deve ser utilizada contra a cultura do descarte e contra o abismo entre as gerações, diz Papa Francisco. Assim, pode acontecer melhorias em todos os campos da sociedade, a começar na vida pessoal de cada jovem. “Os idosos são a reserva sapiencial da nossa sociedade. A atenção pelos anciãos é aquilo que distingue uma civilização” (Papa Francisco).

 

– Sim, é importante que o jovem se aproxime e escute o idoso. Cada geração precisa sempre retomar os ensinamentos daqueles que nos antecederam, e assim, deixar para as gerações futuras este patrimônio de experiências que as gerações passadas tem a nos oferecer. Enfim, são diversos assuntos que podem ser dialogados entre as gerações, exemplos: o sentido da vida, a importância do trabalho, a perseverança, a esperança diante das crises, o amor, a fé. Viver desse jeito significa dar passos firmes no mundo atual.

 

Descartar este diálogo significa não escutar os testemunhos de pessoas que perseveraram no tempo em meio às problemáticas da vida, e que podem contribuir para que o jovens continuem a sonhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *