Celebração da Descoberta da Santa Cruz

No século IV, época do cristianismo como religião oficial do Império Romano, Santa Helena e sua comitiva chegaram à Terra Santa onde dedicaram-se à construção da Basílica da Natividade, em Belém, Igreja de Elena, atual Pater Noster no Monte das Oliveiras, e o Santo Sepulcro. Este último foi erguido após serem derrubados os locais de culto pagão no Calvário e túmulo de Cristo.

E para identificar a verdadeira cruz de Jesus, segundo uma das narrações, um jovem morto voltou à vida após ser apoiado em uma das cruzes trazidas. Testemunhos a partir das ações de Santa Helena que surpreendem outras mulheres da atualidade.

Para recordar este acontecimento, na Capela de Santa Helena, na Basílica do Santo Sepulcro, aconteceu nesta manhã (terça-feira) a Celebração da Descoberta da Santa Cruz. Uma cerimônia que só ocorre aqui, no dia 7 de maio.

A Missa foi presidida pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, ofm que em sua homilia ressaltou:

– Nos glorifiquemos na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo onde encontramos a salvação, vida e ressurreição por meio da qual fomos salvos e libertos

Após a celebração, a procissão segue com a relíquia da Santa Cruz em torno da Edícula do Santo Sepulcro. No final, os fiéis recebem a bênção e podem se aproximar da relíquia. Um momento de tocar e mergulhar no mistério de nossa salvação.