simplesservos

Somos simples servos?

Imagine a seguinte situação:

Um grande empresário, chefe de uma multinacional, elege um determinado funcionário para um cargo de confiança dentro da empresas e lhe manda realizar uma função importante. Este funcionário sente-se importante e motivado e vai, com todas as suas forças desempenhar o serviço que lhe foi confiado. Sendo um bom funcionário, e uma pessoa desejosa de acertar, realiza mais do que o que lhe cabe, exerce funções importantes, doa-se por inteiro neste trabalho, podendo-se dizer que é realmente um funcionário exemplar.

Diante desta pessoa que tanto bem fez a sua empresa, um funcionário digno e fiel que honrou seu serviço, qual não deve ser a atitude deste chefe, a não ser de agradecimento e satisfação? Ainda mais, sendo um bom chefe, deve não só elogiar como também valer este funcionário irrepreensível de privilégios. E se não o fizer, se revelará um mau chefe, um mau líder, que não sabe valorizar o quanto de bem seu funcionário fez à sua empresa!

Esta é a lógica deste mundo. Mas a lógica do Evangelho não é bem assim!

Disse Jesus: “Alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa?’. Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber’? Será que o Senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’.” (Lc17,7-10)

Parece dura a postura de Jesus, ao dizer que somos simples servos, e que o que fizemos não passa da nossa obrigação. Será que o Senhor é como um chefe mau, que não reconhece o serviço de seus colaboradores?

Esta Palavra é um grande convite a humildade. É para nos colocar no nosso lugar. somos servos. Não precisamos de aplausos. Tudo o que venhamos a fazer de bom nesta vida, precisamos ter a clareza de que, não somos capacitados por nós mesmos, mas o Senhor, que é rico em Misericórdia é quem capacita os justos e, por isso, podemos fazer bem o que quer que façamos.

Diante dessa realidade, as glórias não são devidas a nós, mas a Deus! E se buscamos aplausos ou esperamos elogios, estamos roubando a glória de quem verdadeiramente a merece, o Senhor!

No Evangelho de João, capítulo 8, versículos 48 a 54, Jesus, ao ser interrogado pelos judeus disse: “Eu não procuro a minha glória.” e diante da pergunta que lhe fizeram: “Quem tens a pretensão de ser?” Jesus respondeu: “Se eu me gloriasse a mim mesmo, minha glória não valeria de nada”. Com esta resposta, confirma o salmista que exclama: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso Nome dai glória!” (Sl 113,9)

São Paulo ainda nos ensina, na carta aos Gálatas: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso, tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus. “ (Gl 1,10)

O Senhor vem nos alertar sobre o perigo do orgulho, a vaidade que se esconde atrás do desejo de reconhecimento e autoafirmação.

São Leão Magno, papa e doutor da Igreja, no século V, garante: “Toda a vitória do Salvador dominando o demônio e o mundo, foi iniciada na humildade e consumada na humildade!”

Adão e Eva quiseram ser como deuses (Gn3,5) e o pecado entrou no mundo. Jesus, sendo Deus, fez-se homem, nascendo numa manjedoura, literalmente no meio de esterco, sem lugar para nascer. Sua vida se deu na pobreza e anonimato, viveu na humildade e morreu humilhado na cruz.

Somos servos do Senhor. Somos simples servos. Façamos o que nos cabe, na humildade e pobreza de coração e alegria!

E vamos juntos rezar:

Livra-nos Senhor, da glória deste mundo, e nos garanta a nossa recompensa no Reino dos Céus.

Cure o nosso coração de toda carência, da necessidade inconsciente de autoafirmação e do reconhecimento das pessoas. Que sejamos teus simples servos. Teus servos humildes. Amém!

“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao seu Nome seja a Glória!”

Deus abençoe,

Marcelle Peres CN

Comments closed.