Vale a pena ser de Deus e acreditar nos planos que Ele tem pra nós!

“A certeza de estar na vontade de Deus preenche o coração de esperança, alegria e força”

Conheci a Canção Nova em 2010 pela internet, eu vivia um tempo de volta pra Deus, de retomada.Apesar de ter sentido desde pequena o chamado de Deus para uma vida consagrada, eu nunca tinha me identificado com alguma comunidade, especialmente porque no Perú não é comum as comunidades de vida. Porém, era um questionamento interior constante.

Depois de dois anos de esfriamento espiritual, retomei essa busca e em Fevereiro de 2010, quando sonhava em um dia conhecer o Brasil, procurei na internet, por curiosidade: musicas católicas em português. Foi quando ouvi a música “um consagrado para amar”, estava na sala da minha casa, sozinha, e mesmo sendo meu primeiro contato com a língua, rezei muito com o que conseguia entender, chorando entreguei minha a vida a Deus pedindo que renovasse a minha vocação seja ela qual for, eu estava aberta e disposta a ir para onde ele mostrasse. Com o passar dos dias, descobri que por detrás daquela música existia uma Comunidade, um fundador, e descobri o site.

Foto: Larissa Ramos/cancaonova.com

O ano 2010 foi um ano de muitas tribulações, minha avó estava muito enferma, um tio se envolveu nas drogas, a minha irmã se afastou da família e eu precisava me ausentar de duas a três semanas por mês, devido a meu trabalho. Tive que deixar meu grupo de oração, meus amigos que eu tanto amava, e me dedicar ao trabalho e a elaboração da minha tese.

Em meio a todas essas provações e a distância, a Canção Nova era meu sustento, as mensagens diárias do Monsenhor Jonas falavam muito comigo, me encorajaram a continuar rezando e confiar em Deus. O meu carinho por aquele padre, pelos “apresentadores, locutores, cantores” ia crescendo, até então eu não sabia que era uma comunidade. Meu diretor espiritual foi percebendo que existia algo mais do que admiração, meu relacionamento com Deus tinha dado uma guinada, e apesar de tudo que estava enfrentando existia uma força que me fazia ficar em pé.

Em setembro uma missionária da Canção Nova foi em Lima visitar uns amigos, amigos do meu diretor espiritual. Foi uma surpresa conhecê-la, eu vibrei com aquela visita, entendi melhor o que a Canção Nova era, tirei muitas dúvidas e decidi que esse ano precisava conhecer essa Comunidade.

Minha vontade era a Dele e não sabia

Fiz planos para 15 dias no Brasil, passear, fazer turismo, encontrar alguns amigos. Porém meus planos foram frustrados, cheguei no Rio de Janeiro e fiquei sem hospedagem, sem falar português e sozinha, a opção mais segura que  tive era ir pra Cachoeira Paulista, na

viagem chorei muito porque no fundo o meu desejo principal era conhecer a Canção Nova, mas por medo me resisti, porém Deus venceu. Nunca vou esquecer quando de longe consegui ver a ponta da cruz do santuário, meu coração acelerou e na hora entendi que Deus só tinha me conduzido para o lugar onde eu mesma queria estar… minha vontade era a d’Ele e não sabia.

Os primeiros dias conheci peregrinos e missionários, fui entendendo melhor a forma de vida, também dos desafios, e fui até desmotivada por algumas pessoas a nem pensar em entrar na comunidade devido às exigências, até que no dia 12 de dezembro me convidaram a ir pra Queluz, sem entender o que esse lugar representava fui para ‘conhecer’ e lá nos banquinhos me explicaram que o caminho vocacional seria pelo menos 2 anos, minha resposta foi imediata: não quero perder mais tempo. Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, ela tirou meus medos!

Precisaria participar dos encontros vocacionais em Cachoeira Paulista, e assim foi. Durante um ano consegui participar dos retiros e em dezembro de 2011 recebi a carta da comunidade me convidando a fazer o pré-pertença. Foi assim que começou a linda aventura de aprender a depender de Deus. Não é fácil deixar aos que mais amamos, as tribulações familiares e os desafios comunitários continuam acontecendo mas a certeza de estar na vontade de Deus preenche o coração de esperança, alegria e força: Vale a pena ser de Deus e acreditar nos planos que Ele tem pra nós!

 

Assista a mensagem vocacional de Angela Cabel:

Angela Cabel é missionária da Comunidade Canção Nova