Por que estais , preocupados
Se vós, pois, não podeis fazer, Nem as mínimas coisas, por que estais , preocupados com as outras? (Luc 12, 26)
Mais uma vez se revela, aqui,o bom senso de nosso Divino Mestre. No século passado. Deslumbrada pelas descobertas cientificas, a inteligência humana atingiu o ponto mais altos. Para os cientistas de então , a colocariam um fim a todos os mistérios. Ela resolveria todos os problemas humanos.
A fé era coisa do passado. Coisa Supérflua. Inútil. Boa só para conforto dos ignorantes.
Mas volveram alguns anos percebeu-se que não era tanto assim, não resolveria todos os problemas, principalmente, verdadeiramente humanos. Ela agravara ainda mais. Proporcionara aos lideres das nações os meios de provocarem, graças aos conhecimentos científicos, aplicados em sucessivas guerras, os mais terríveis sofrimentos que a humanidade já havia experimentado.
Os homens da ciência, hoje, aprenderam a lição.
Tornaram-se bem mais modestos. Reconheceram que o que sabem e insignificante, comparado com o que não sabem.
E cabem, aqui, as palavras Jesus, citadas ´por são Lucas, e que se podem interpretar desta forma: se a ate as coisas materiais, que afetam os nossos sentidos, escapam a nossa compreensão, como pretender penetrar os mistérios divinos que ultrapassam nosso entendimento?
A única atitude racional, diante do mistério divino, é a da sua aceitação humildade, pela fé. Melhor ainda, não só aceita-lo pela fé, mas vive-lo pelo amor.