Deus sempre nos surpreende e nos ensina a ser gente, hoje vivi algo que me chamou a atenção, por meio de uma situação de trabalho, estive com uma pessoa que me marcou de uma maneira positiva com sua atitude, em um momento difícil, ela me ouviu, acolheu, e com sinceridade e firmeza me orientou no que eu precisava crescer, e ali percebe seu carinho e preocupação, ela mal me conhece, mas com sua atitude me levou a refletir de como estar o meu “Ser amigo”.
A psicologia diz que o ser humano é um “homo afetuoso” – é dotado de atitudes humanas (amizade, carinho, serviço, cuidado, amor, etc.), características próprias do ser humano (homem e Mulher). Diante disso pude me perguntar como está o meu ser amigo? Por que muitas vezes não conseguimos ser uma pessoa amiga, acolhedora, motivadora do outro? Pensando nisso pude perceber que ser amiga é uma atitude de aprendizagem, temos que nos esforçar e treinar, lutar contra a indiferença, superficialidade e o egoísmo. No dia-a-dia muito correria, pouco estamos atentas em demonstrar carinho e afeto pelas pessoas, precisamos treinar. Quando você perceber que não esta conseguindo olhar nos olhos de uma pessoa, desconfie a indiferença pode estar aí.
Aprendizado é o segredo dos grandes santos, estar aprendendo e se revendo nas pequenas coisas. Aprendamos a ser amiga e a fugir de toda a indiferença no olhar, nas palavras e nas atitudes, a começar pelas pessoas mas próximas, nossa família, pelas pessoas que trabalham e estudam conosco.
Ser uma pessoa amiga é contribuir para fazer acontecer o amor. É colocar em prática a palavra “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos no amor e nas boas obras” (Hb10, 24)
SER AMIGO é uma arte de aprender a se dar sem esperar nada em troca.
A palavra de Deus nos ensina a nos considerar e nos estimular no amor, pois o amor se manifesta nas pequenas coisas: O amor está no respeito, em um sorriso, em uma gentileza e em tantas coisas simples que se tornam muitas vezes ocultas aos nossos olhos.
Hoje fiz essa experiência com uma pessoa que me marcou e me ensinou que o segredo de ser feliz está na vivencia do amor de Deus nas pequenas coisas, que nos forma e nos ensina a ser gente.
Concluo com essa frase “As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável”. (Madre Teresa de Calcutá)
E assim submetendo tudo o que somos e temos ao Senhor peçamos a Ele essa graça, por intercessão de Nossa Senhora, Ave-Maria cheia de graça…
Deyse Lima
Comunidade Canção Nova
Posts relacionados
2. Dez Dicas para Conquistar a Serenidade.