Nossa História

A missão Canção Nova de Aracaju teve início com a compra da estação geradora de televisão, em agosto de 1997. No primeiro momento, a Senadora de Sergipe, Maria do Carmo Nascimento Alves, proprietária de um canal de TV aberta em Aracaju, procurou o arcebispo Dom Jose Palmeira Lessa para oferecer a venda sua geradora que exibia no estado a programação da Rede Bandeirantes. Ao tomar conhecimento dessa oferta, o Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança, foi procurado por dom Lessa e, em um programa na TV Cultura onde a Canção Nova já apresentava programas com o Pe. Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, surgiu o assunto de uma geradora de TV que estava à venda em Aracaju. O Frei já havia oferecido a vários Movimentos da Igreja, mas não houve interessados devido à falta de recursos financeiros.
Monsenhor Jonas disse que realmente precisava de uma geradora para ter retransmissoras da Canção Nova pelo Brasil. Mas que também não tinha o dinheiro para comprá-la. Mas o Frei Hans não se deu por vencido, encerrou a conversa dizendo: “Se o Pai do Céu quer, dinheiro não vai faltar”.

Passados dois dias, num domingo, depois de um acampamento, Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju – SE, telefonou para o Mons. Jonas para lhe falar da mesma Geradora de TV. Nosso Fundador pensou logo que o Frei Hans havia conversado com o Bispo. Havia disposição, o que faltava era dinheiro… Mas para D. Lessa, “O Pai do Céu tem o capital, se o Pai do Céu quiser que esta televisão seja do Filho d’Ele não faltaria dinheiro; teríamos apenas que encontrar o caminho para juntos buscar este recurso”.
Seria um sinal? Deus estaria naquelas coincidências, pois Frei Hans e D. Lessa usaram praticamente as mesmas palavras, diante do questionamento do Mons. Jonas… que antes profetizava que Deus daria uma geradora para Canção Nova.

Dom Lessa e Monsenhor Jonas marcaram então uma data para um encontro, para uma possível negociação. Segundo a ex-proprietária da TV Jornal de Aracaju-SE, a história da compra da emissora é um milagre conseguido por Nossa Senhora, que teve a participação do Frei Hans e coragem e ousadia do Mons. Jonas.

A Receita financeira da Fundação João Paulo II naquela época beirava os 200.000,00 por mês. A proprietária queria vender para nós, pois sabia que a TV, nas mãos da Canção Nova, contribuiria com uma sociedade melhor e mais justa.
Ela pediu para que Eto, vice-presidente da FJPII, fizesse uma proposta, e ele inspirado pelo Espírito Santo, diante da realidade financeira da Fundação junto com Monsenhor Jonas disse que só poderia comprar pagando em 24 prestações. Já era uma loucura para quem tinha uma pequena receita como a nossa para manter todo sistema! A senadora pediu pelo menos um sinal de R$ 500.000,00. E foi ai, que por interseção de Nossa Senhora a negociação chegou ao monsenhor Carvalho, diretor do colégio Arquidiocesano de Aracaju. Ele prontamente atendeu ao pedido do monsenhor Jonas e concedeu um empréstimo nesse valor, para ser pago também a prestação. Foi um momento de muita emoção para todos os que estavam ali. Logo o Mons. Jonas, Eto e Luzia Santiago, co-fundadora da Com. Canção Nova reuniram todos da Comunidade para dar a notícia da compra da geradora e para nos comunicar do desafio que teríamos daqui pra frente. Do empenho necessário de toda a Comunidade para pagar as 24 prestações da compra e do empréstimo.

Em uma das casas dos solteiros em Cachoeira Paulista, Monsenhor Jonas Abib reuniu toda a comunidade e explicou que a partir daquele momento, o que toda a comunidade iria viver era exatamente isso: “Dar a vida, o tempo, dar tudo o que Deus investiu em cada um; na verdade se sacrificar pelos outros, dando a vida para que outros vivam”.E apresentou o exemplo de D. Bosco, o seu empenho em dar a vida. E ao falar de Dom Bosco, disse também que precisava lançar um projeto, porém faltava um nome.

O Ricardo Sá sentado, riscando o chão, levantou o dedo disse: o nome do projeto é DAÍ-ME ALMAS. Monsenhor Jonas perguntou se todos concordavam e disseram que sim, e ali foi batizado o projeto como:



PROJETO DAI-ME ALMAS!!

Esta campanha teve repercussão nacional e, na época, muitas pessoas do Brasil se uniram a essa obra de evangelização por entender a proposta ousada da Canção Nova: Evangelizar através dos meios de comunicação, 24h por dia, sem propagandas comerciais, dependendo única e exclusivamente da providência de Deus manifestada pelas doações generosas do povo brasileiro. Fazendo se cumprir a proposta feita em 1976 por Dom Antônio Afonso de Miranda, então bispo da Diocese de Lorena-SP, que encarregou ao Monsenhor Jonas de trabalhar com os jovens a exortação apostólica, Evangellii Nuntiandi. A indicar o trabalho com os jovens contido no parágrafo 44, D. António nem imaginou apontar também o número 45 que diz:

“No nosso século tão marcado pelos “mas media” ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos ocasião de acentuar”.

Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são susceptíveis de ampliar, quase até o infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas. A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela “apregoa sobre os terraços”, a mensagem de que ela é depositária. Neles ela encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles ela consegue falar às multidões.

Assim afirmamos: “Nascemos na Igreja e para a Igreja. Nascemos da Evangellii Nuntiandi: nascemos da Evangelização e para a evangelização. Nascemos de uma Exortação Apostólica que urge evangelizar os batizados e entrar na aventura de utilizar os meios de comunicação”. ( Nº. 02)

Ao longo dos anos, a TV foi crescendo através de cachoeira Paulista, e em Aracaju vário programas foram transmitidos pela grade nacional, e hoje outros programas locais são apresentados para atender a comunidade sergipana, o jornalismo, produz matérias para o Canção Nova Noticias. Além disso, com a arrecadação dos sócios foram feitos investimentos na compra do prédio atual e do terreno dos transmissores, ou seja, a Canção Nova de Aracaju tem hoje um prédio próprio com três grandes estúdios e a estrutura da TV onde também funciona a Casa de Evangelização.

Por esta missão passaram muitos missionários que fizeram história, para que hoje os que estão, possam dar continuidade ao projeto de Deus para este lugar onde Monsenhor Jonas proclamou nos inícios:


ARACAJU, TERRA DE MILAGRES!

Mosenhor Jonas agradece o pagamento da geradora que deu início ao Projeto Dai-me Almas.



Casa de Evangelização:


Os eventos da Canção Nova, em Aracaju, são realizados no mesmo local onde estão as instalações da geradora da TVCN. Na casa de missão, acontecem Aprofundamentos, Grupo de Oração, Atendimentos de Oração, Bazar da Providência, Cerco de Jericó, Vigília e Santa Missa todos dos dias. Além disso, uma vez por mês, são promovidos, no Rincão do Meu Senhor com capacidade para cerca de 2.000 pessoas os Acampamentos de Oração que são transmitidos para a grade regional e pela internet a partir do nosso blog.

A casa conta também com uma livraria que vende todos os produtos do DAVI (Departamento de Audiovisuais); um escritório do Clube da Evangelização, que atende os sócios e arrecadadores que diariamente levam as suas doações para o ‘Projeto Dai-me Almas’; a lanchonete que também é uma das fontes de renda que contribui para manter a missão. Atendemos outras dioceses do nordeste com encontros e aprofundamentos.



Esperamos por você!

Endereço: Rua Paulo Henrique Machado Pimentel, 95, Bairro: Inácio Barbosa, próximo ao terminal de ônibus D.I.A – CEP: 49.040-740

Fone: (79) 2104 4444 Fax: (79) – 2104-4404


E-mail: aracaju@cancaonova.com