A primeira maneira de evangelização é o testemunho de vida.

Com a Jornada Mundial da Juventude no Rio fomos impulsionados à missão: “Ide, pois, e fazei discípulos a todos os povos.” (Mt.28,19)

Mas como empenhar uma ação missionária a todos os povos sem ferir princípios culturais e a consciência das pessoas?

Em minha opinião é que a primeira maneira de empenhar uma ação missionária é pelo testemunho de vida. Pois não fere a cultura e nem oprime a consciência das pessoas por coação e alienação. Portanto, é uma forma de apresentar a minhas convicções religiosas sem proselitismo, de maneira que as pessoas possam ver na minha escolha religiosa um caminho eficaz para chegar a um encontro com o transcendente. Esta deve ser a minha “primeira pregação”.

É assim que nos ensina o Papa João Paulo II: “O homem contemporâneo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres, mais na experiência do que na doutrina, mais na vida e nos factos do que nas teorias. O testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão: Cristo, cuja missão nós continuamos, é a testemunha por excelência e o modelo do testemunho cristão. O Espírito Santo acompanha o caminho da Igreja, associando-a ao testemunho que Ele próprio dá de Cristo.” (Redemptoris Missio, 42)

É certo que para uma eficaz ação missionária será necessária uma formação específica, pois para cada cultura e região do mundo serão necessárias maneiras diferentes de evangelizar. Por isso a importância do aprofundamento do estudo da missiologia que fornecerá subsídios para àqueles que desejam evangelizar outros povos e culturas.

Estas ferramentas formativas serão muito úteis e necessárias nos campos de missões, mas é comprovada pelas experiências missionárias que o testemunho de vida, demonstrado pelo amor ao próximo, sempre será um caminho fecundo de evangelização, uma maneira do cristão se apresentar como Cristo que se doa a todos os povos. Tudo isso guiados e conduzidos pela graça do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista das missões.

É tempo de Nova Evangelização, sigamos a ordem de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos a todos os povos.” (Mt.28,19)

Be Sociable, Share!