Canção Nova, a “Comunidade Y” da atualidade

aplicativos cancao nova, radio e tv e twitterMuito se discute sobre a geração tecnológica atual, caracterizada como “nativos digitais” ou “geração Y”. Geração que chega ao mercado de trabalho com muita sede de vencer!

Também pudera, inovação é algo que este público, entre 18 e 33 anos, acompanha desde pequeno: a popularização da internet, o nascimento do celular (do famoso “tijolão” passando pelos minúsculos aparelhos que cabiam na palma da mão até chegar nos “smarts” e, para esta turma, quando mais “smart”, melhor).

As redes sociais são um dos combustíveis para esta navegação. Em nosso país, encontraram maravilhoso campo para se instalar. Segundo pesquisa divulgada no último mês de junho pela comScore, instituto de pesquisa norte-americano, o Twitter cresceu globalmente 500%, entre fevereiro de 2009 e 2010. Só na América Latina, esta porcentagem aumentou para 1.300% no mesmo período, sendo o Brasil o principal ninho desse crescimento. E sempre surgem lançamentos nesta área: no Facebook da TV Canção Nova é possível acompanhar sua programação ao vivo e 24h.

A Geração Y possui uma vontade descomunal de vencer desafios! Na mensagem do Papa Bento XVI aos jovens que participaram da XXVI Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri, na Espanha, o Pontífice destacou:

“Faz parte do mundo jovem desejar algo mais do que a vida cotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que realmente é grande. Trata-se apenas de um sonho vazio que se esvai quando nos tornamos adultos? Não, o homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente. Santo Agostinho tinha razão: nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti. O desejo da vida maior é um sinal de que foi Ele quem nos criou, de que temos a Sua “marca”. Deus é vida e por isso todas as criaturas tendem para a vida; de maneira única e
especial a pessoa humana, feita à imagem de Deus, aspira pelo amor, alegria e pela paz”.

Em 1978, surge a Comunidade Canção Nova com o desafio de evangelizar através dos meios de comunicação. Um campo atual que se torna cada vez mais vasto! O que me encanta nessa comunidade é que diante de um lançamento tecnológico, lá se cria mais uma forma de evangelizar, lá está esta Comunidade. Dessa forma, por que não caracterizá-la, atualmente, como “Comunidade Y”? Já que possui 33 anos de existência e uma linguagem específica de evangelização para este público alvo: a geração Y.

Monsenhor Jonas Abib não imaginava, mas em 1978 surgiria, através de um apelo inspirado no documento pontifício Evangelli Nuntiandi, de Paulo VI, uma rádio que seria coluna para a TV e logo, com o avanço da internet, surgiria o portal e tantos outros “degraus”
tecnológicos consequentes divulgando uma mensagem eterna de salvação.

Geração Y, da qual faço parte, Comunidade Canção Nova, onde entrego minha vida. Sócio, assuma conosco este desafio moderno de evangelização.  A mensagem é a mesma, apenas as plataformas se modernizaram.

Fomos feitos para a eternidade! Todo jovem tem o direito de receber das gerações passadas pontos firmes para fazer suas opções e construir sua vida, da mesma forma que uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam para se tornar uma árvore capaz de dar fruto.

Raphael Leal é membro da Comunidade Canção Nova, jornalista, gerente da TV Canção Nova em Brasília, DF

Fonte:  Revista Canção Nova – Setembro


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.