Dar testemunho de Cristo na «Rede»

Lisboa, 01 jun 2011 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais defende que a participação dos cristãos nas redes sociais e na Internet deverá caracterizar-se, acima de tudo, por um “testemunho humano e evangélico total, profundo e comprometido”.

“De que serviriam as redes sociais, se de facto não proporcionassem uma relação mais profundamente humana e cristã com as pessoas que nos rodeiam? Diria que é este o desafio” realça D. Claudio Maria Celli, numa mensagem vídeo dedicada ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, marcado para o próximo domingo.

Trata-se de um evento instituído pela Igreja Católica em pleno Concílio Vaticano II, através do decreto “Inter Mirífica” de 1963, e que na maioria dos países é celebrado no domingo imediatamente anterior à solenidade de Pentecostes.

O tema deste ano “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, escolhido por Bento XVI, segue o mesmo espírito que levou o antigo Papa Paulo VI a assinalar pela primeira vez esta data no calendário católico, em 1967.

Naquela altura, recorde-se, a Igreja queria “chamar a atenção para o vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão”, as suas implicações para a “convivência humana” e relevância para a “difusão da mensagem evangélica”.

Hoje, com a proliferação de ferramentas virtuais como o Twitter ou o Facebook, os fiéis são chamados a ser nesses media “testemunhas da verdade do evangelho”, uma verdade que “não extrai o seu valor da popularidade” ou da “quantidade de atenção que lhe é dada” realça Bento XVI, mas ganha importância enquanto “alimento quotidiano” que favorece depois a “transmissão direta da fé”, face a face.

“Não é um testemunho ideológico, mas um testemunho de vida, que se encarna no dia a dia, que cria relações humanos, serviços, uma dimensão de amor para com todos” conclui D. Cláudio Maria Celli.

Um pouco por todo o mundo, as diversas conferências episcopais prepararam um programa diversificado para assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em Portugal, o evento vai ser apresentado em Portugal esta quinta-feira, a partir das 17h00, no auditório da Igreja de S. João de Deus, em Lisboa.

Esta iniciativa contará com a presença de D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e do padre António Rego, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.