Confessionário: lugar da misericórdia do Senhor

No confessionário acontece o encontro de nossas misérias com a divina misericórdia de Deus.

Por Adailton Batista

A confissão é um dos 7 sacramentos instituídos por Cristo e dado à Igreja. Somos convidados pela Igreja a nos arrepender dos nossos pecados e procurar sempre que necessário o sacramento da penitência.

Confessionário lugar da misericórdia do Senhor

Jovens confessando durante JMJ Rio 2013 – Foto: Arquivo Canção Nova

Percebemos que as vezes as pessoas não procuram a confissão frequentemente por vergonha do padre, e até mesmo por falta de instrução e catequese.

envie seu artigo para o blog metanoia

Lendo e aprofundando o estudo da Evangelli Gaudium, me chamou atenção um trecho onde o Papa Francisco exorta os sacerdotes sobre a importância do acolhimentos dos fieis no confessionário.

Se tratando da missão da Igreja que se encarna nas limitações humanas, o documento exorta os sacerdotes a acompanhar os fieis com misericórdia e paciência respeitando as etapas de crescimento que cada um vai trilhando no caminho de fé.

Diz o papa no paragrafo § 44 do documento:

“Portanto, sem diminuir o valor do ideal evangélico, é preciso acompanhar, com misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das pessoas, que se vão construindo dia após dia.[50] Aos sacerdotes, lembro que o confessionário não deve ser uma câmara de tortura, mas o lugar da misericórdia do Senhor que nos incentiva a praticar o bem possível. Um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que a vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades. A todos deve chegar a consolação e o estímulo do amor salvífico de Deus, que opera misteriosamente em cada pessoa, para além dos seus defeitos e das suas quedas”.

Com isto, enfatizo que nós católicos que recebemos de Cristo este dom que é o sacramento da penitência, não podemos perder as oportunidades de estar em estado de graça: o dom que a confissão dá ao fiel penitente.

Diante desta reflexão não deixe de buscar fazer seu exame de consciência e realizar uma boa confissão. O Papa sempre está nos recordando que “Deus não se cansa de nos perdoar”.

Deus abençoe os nossos bons propósitos, deixe seu comentário abaixo.

:: assine o METANOIA no Google Currents

:: cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.