Impacto das redes sociais na vida da sociedade

As redes sociais deve trabalhar a nosso favor e não contra nós.

Artigo enviado por internauta.

Por Luzia Chagas

Como podemos perceber as redes sociais cada vez mais esta fazendo parte de nossas vidas por vários motivos seja por trabalho, escola, para a evangelização e também para reencontrar pessoas distantes.

Impacto das redes sociais na vida da sociedade

Imagem ilustrativa – FOTO: Larissa Sene/TV Canção Nova

“Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a «mística» de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da iminência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos”. nº 87 da Evangelli Gaudium

Nas ultimas décadas, varias mudanças foram inseridas nas sociedades de todo o mundo. Devido ao avanço tecnológico de meios de comunicação de ultima geração: internet, satélites, computadores, telefones celulares e outros; assistimos a transformações na forma de agir e pensar, no estilo de vida, nos desejos, na conduta e nas atitudes sociais, políticas e econômicas.

Tudo se movimenta com muita facilidade e rapidez para as diversas direções. A Internet, por exemplo, movimenta o mundo dos negócios e estabelece novas formas de gerenciamentos que visam o aumento da capacidade produtiva com os menores custos e expansão dos negócios para além das fronteiras, mostrando que, cada vez mais, se reproduz informações mais rápidas, exigindo maturidade intelectual e preparação para continuar no mundo do trabalho.

Para reflexão:

Como tudo em nossas vidas devemos que tomar cuidado, o mundo de comunicação não é diferente temos que tomar muito cuidado ao postar algo em nossos perfis nas diversas ferramentas de comunicação quem que usamos.

[…] “as redes sociais fazem parte da nossa vida. Mais que um instrumento ela é um ambiente onde vivemos e não podemos abrir mão dela, mas devemos saber usá-la”. Temos muita facilidade ao acesso a informação por meio da Internet, devido à mobilidade dos smatphones e tablt’s. A internet nos conecta com pessoas que nunca encontramos e com certeza nunca veremos pessoalmente. antes do facebook e de outras plataformas semelhantes, a internet era essencialmente uma rede de páginas e de conteúdo, não de pessoas. As redes sociais não são um conjunto de indivíduo, mas de relações entre indivíduos. O conceito chave não é mais a presença na rede, mas a conexão. (cf. SPADARO, 2012)

Luzia de Fátima Silva das Chagas
São João do Paraíso – MG

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.