O dia 2 de fevereiro é dia em que a Igreja celebra a festa solenne da Apresentação do Senhor
É a festa da luz, a assim chamada na tradição da Igreja “CANDERORA” ou seja, a festa em que recordamos a Apresentação após quarenta dias do seu nascimento.
Vem assim chamada “CANDELORA” porque nesta data são abençoadas as velas, simbolo de Cristo “Luz do mundo” para iluminar os povos, assim como o menino Jesus foi chamado pelo velho Semeão no momento da Apresentação ao Templo de Jerusalém, conforme as regras prescritas na lei hebraica para os primeiros filhos homens.
A festa é também chamada de “festa da Purificação de Maria, porque, segundo o uso hebreu, uma mulher era considerada impura do sangue menstrual por um periodo de quarenta dias após o parto de um filho homem e tinha que ir al Templo para purificar-se.
A Festa da “Candelora” tem seu inicio numa cultura pagã, nasceu na antiga Roma e vinha celebrada entre o dia 15 e 18 do mês, e o significado da Festa era a “FEBRUATIO”, de onde vem o nome de “fevereiro”, isto é, purificação. Purificação da cidade pelos influxos dos demonios. O Cristianismo, depois, tomou psse da “Februatio”, convertendo-a na festa da Purificação de Nossa Senhora levando-a a ser celebrada no dia 2 de fevereiro.
O Senhor te abençoe e te guarde,
seu irmão, Padre Antonio Lima