Ė possível ser comunidade? qual o segredo?

e_possivel_ser_comunidade_qual_o_segredoIsto é possivel? sim. Viver em comunidade é a chave do cristianismo, é o coração da Igreja porque é o desejo de Jesus. Toda realidade unida em nome de Jesus, … Onde dois ou mais… ali esta a Igreja, a comunidade. Qual o segredo para realizar a Igreja com a marca e o selo de Jesus? vejamos, reflitamos um pouco. Jesus disse:

Que todos sejam um! Este é o desejo de Jesus. “Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,20-21).

Jesus intercedeu pela comunhão, unidade, união entre os Seus discípulos. Fez isso porque bem sabia que a divisão seria ameaça iminente dentro da própria comunidade. O sinal de uma comunidade que vive com Jesus como entre o Mestre e os discípulos, é a propria comunhão entre eles, é o esforço para distanciar as divisões por que nascem, quando se confunde comunidade cristã e comunidade humana: as contendas e tudo o que dela tem origem. A igreja não é somente comunidade humana, ela é uma comunidade humana, fundada pelo proprio Jesus.

“Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas. Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas. Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos“. (Epistola de S. Tiago, 1,12-22)

A comunhão, a unidade: Foi ele quem deu sua forma e sua marca a tudo mandando fazer em seu Nome. Sem a comunhao, tudo se corrompe e se perde. A unidade é um dos últimos desejos de Cristo e o modelo para realizá-lo é o espelhamento da unidade vivida pelos Divinos Três, na comunidade celeste. Será que isto é possível numa comunidade humana, sujeita aos rigores e às inclinações ao mal e à divisão?  é dom da presença do próprio Jesus, garantida pela ação da Graça do Espírito Santo.

Cultivada pelo empenho de cada um na oração e maturidade pessoais, na intercessão por este tema, no respeito pelos outros, no zelo pela verdade, na defesa dos direitos de todos, na luta pela justiça, na paciência com os resistentes… em uma palavra, na prática da caridade, que é a medida maxima. Qam não vive de caridade não vive de Cristo.

Precisamos saber, como ensina o Apostolo Tiago que é o testemunho que conta, não as lindas palavras.

A comunhão na Igreja de Cristo é como um mosaico, uma obra de arte que construimos em nosso dia a dia pela força da presença do Espirito Santo até que um dia a obra se conclua. O próprio Cristo a finalizará. O Pai está todo no Filho. O Filho no Pai, pelo Espírito Santo que os une; Eles em nós, e nós nEles: eis o novo Céu e a nova Terra de que tanto falamos!

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.