dez
19

Presépio para colorir

Olá pais e catequistas, natal está chegando e estamos preparando várias atividades para os pequenos.
Que tal o presépio para colorir? Imprima, pinte, recorte e monte um lindo presépio.

dez
19

Labirinto Natal

É  Natal!!!

Clique no desenho abaixo e imprima essa atividade para sua turma da catequese.
Deixe seu comentário contando o que achou

dez
18

Quiz de Natal

Q1

dez
17

O Natal do Menino Jonas

O Natal do menino Jonas Abib

O Natal estava chegando. As ruas estavam iluminadas, as casas enfeitadas, tudo estava lindo e era preciso também enfeitar a sua simples casinha. O que fazer?

Como seus pais não podiam comprar nenhum enfeite, Jonas com a sua criatividade de menino teve uma brilhante idéia: durante um ano ele guardava papéis de chocolate que achava jogado nas ruas e, ele mesmo, construía a árvore e o presépio de Natal da sua casa. Pegava goiabas verdes ou fazia bolinhas de papel e cobria com os papéis que tinha juntado. O mesmo fazia com o presépio, que era todo de papel.

 Num certo Natal… Que surpresa inesperada! Jonas dormia cedo e, quando o relógio deu meia-noite, e foram todos acordá-lo, até achou que estava sonhando mesmo: luzes piscando, acendendo e apagando, bolas de verdade…nem dava para acreditar. Ele pensou: “Devo estar sonhando…Tantos enfeitas!!” – Não era sonho…era realidade! Quanta emoção! Ele ganhou do seu tio Santos uma linda árvore de Natal de verdade! Que alegria! Ninguém segurava Jonas! Sorria, pulava, vibrava, não cabia em si.

No Natal do ano seguinte, Jonas arrumou sua linda árvore e colocou ao lado dela um simples presépio de papel, que ficou até escondido ao lado de tantas luzes e enfeites, mas o fez com muito gosto! Para ele aquilo tudo tinha um enorme valor! E foi dormir cedinho outra vez, como de costume. Quando acordou, nem podia acreditar: era tudo que ele queria, um presépio de verdade na sua frente. Seus olhos estavam brilhantes de alegria. Mais uma vez havia sido presente do tio Santos. Que emoção para um pequeno coração de menino… Até parecia que ia explodir, tamanha era a felicidade! Até hoje Jonas tem esse presépio que mamãe Josefa guardou por muitos anos. Ele fez Jonas ter a certeza: ”Desde menino, Deus cuidou e cuida de mim!”

Texto: Tatiana Ferreira (História para a Novena de Natal)

 

dez
16

Novena de Natal

Vamos rezar com as crianças!

dez
15

A árvore de natal

A árvore de Natal.
Jonas queria muito ganhar uma árvore, como sua família não tinha dinheiro ele fazia a sua, como foi  contado na história anterior.
Todas essas historinhas e muitas outras você encontra no livro Jonas o Menino Guerreiro que conta  as histórias do Monsenhor Jonas. Espero que gostem.
Amanhã tem mais uma história de Jonas o Menino Guerreiro.

dez
12

O Natal de Santa Terezinha

O Natal de Santa Teresinha

O pai de Santa Teresinha tinha um relojoaria e a mãe uma fabrica artesanal de renda. Os comerciantes abriam as lojas aos domingos, principalmente com a proximidade das festas, queriam atrair os fregueses do interior que vinham passear na cidade. De vez em quando, batia um freguês querendo comprar uma aliança de casamento ou um presente para alguém. Mas seu Luís respondia a todos sorrindo : “É o dia do Senhor , só o senhor será servido”. Dizia aos amigos que o criticavam: “Prefiro perder boas oportunidades de negócios, mas atrair sobre a minha família a bênção de Deus.”

Quando menina, santa teresinha passou por mitas perdas: a mãe morreu quando tinha 4 anos e suas irmãs mais velhas, uma a uma foram se dedicando à vida contemplativa no Carmelo de Lisiux. Isso abalou sua saúde emocional, que sofreu uma espécie de síndrome de pânico, curada por Nossa Senhora das Graças, que lhe sorriu, quando tinha 9 anos de Idade. Mas a doença deixou seqüelas: uma sensibilidade exagerada. Teresinha dizia: “Eu chorava por ter chorado”. E assim foi até o Natal de 1886…. Teresa, sua irmã Celina e o pai, seu Louis, voltaram da Missa de madrugada. Era costume, todos os anos os pais depositarem presentinhos nos sapatos das crianças. Seu Louis, que estava cansado e com sono, olhou para os sapatos de Teresa na lareira e falou desanimado: “Ainda bem que este é o último ano.” – Teresinha já tinha 13 anos e não era mais criança. Celina pensou : “Meu Deus , ela vai virar uma cachoeira de lágrimas… – Mas Teresa recebeu uma graça de Natal… O que aconteceu, foi que Teresinha pensou mais no pai que em si, viu que ele estava cansado e o compreendeu. Teresa escreveu: “Jesus fez um minuto aquilo que eu tinha lutado 10 anos para conseguir, devolveu a força da minha alma que perdi aos 4 anos com a morte da mamãe . De repente meu coração ficou cheio de vontade de me esquecer de mim mesma para pensar nos outros . Sarei da choradeira e já era mais uma menina , mas uma moça crescida . A partir desse dia, a alegria nunca mais a deixou, tanto que, no convento, uma outra freira comentou: “O que acontece com essa irmã teresa que por nada deixa esse ar de riso que tem nos lábios…” Teresa escreveu: Naquela linda noite de natal começou o tempo mais bonito da minha vida e o mais cheio das graças do Céu …

Texto: Tia Adelita (história de natal para ser usada na Novena de Natal)

dez
11

Novena de Natal para colorir

Olá pais e catequistas a paz de Jesus.
O natal está chegando, e ainda da tempo de fazer a novena de natal, em sua casa com seus filhos e seus amigos.
Abaixo um linda novena de natal para imprimir e colorir. Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

dez
10

Presépio recorte e monte

Olá catequista, natal está chegando e já estamos nos preparando para viver esse lindo tempo.
Então tem uma atividade bem legal para a catequese.
Imprima, recorte e monte.
Deixe seu comentário contando o que achou.


dez
09

Meus propósitos com Jesus

 

Advento, tempo de nos preparar para a vinda de Jesus!

ATIVIDADE:

Motivar as crianças a fazerem um calendário no Tempo do Advento, onde cada uma colocará seus propósitos para preparar o coração para receber o menino Jesus.

Exemplos:

1- Ajudarei o Papai e a Mamãe nos afazeres domésticos

2- Obedecer meus pais e professores com alegria

3- Fazer minhas tarefas com alegria

Assim cada crianças vai dar a sugestão de uma boa ação a cumprir durante o período do Advento.

Quando chegar o Natal, cada uma delas poderá partilhar com os colegas como foi fazer essa experiência.

E não esqueça de partilhar com a gente.

Deus abençoe você.

Posts mais antigos «