Vídeo

Criança evangeliza Criança - Palavra de Deus

No Aprofundamento Infantil, as crianças do Grupo Sentinela partilharam a Palavra de Deus. 

Vamos conferir uma delas, Gabriela ensina as crianças a importância da Palavra de Deus e ensina  

as crianças a fazerem o Estudo Biblico. 

Imagem

Mandamentos do Sentinela - Confissão

jul
16

Estudo Bíblico - Subindo ao Céu - Atos 1,6-11

 

SUBINDO AO CÉU – ATOS 1, 6-11

Depois que ressuscitou, Jesus ficou alguns dias com seus discípulos. Neste tempo, Ele continuou a ensina-los até chegar o momento em que precisava voltar para o céu com Deus.

Jesus foi com os discípulos para Betânia e lá os abençoou, e disse: “Logo o Espirito Santo de Deus virá sobre vocês”. Então, seu corpo passou a flutuar no ar e foi subindo ao céu até que não podia ser mais visto.

Dois anjos vestidos de branco apareceram e disseram aos discípulos: “Porque vocês estão olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado ao céu, voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.”

O que Deus me falou?

Como posso colocar em prática essa Palavra

 

 

 

jul
13

Mandamentos do Sentinela

Imagem

Santo do dia - São Bento

jun
28

Célula Sentinela Kids - IV - Encontro - Virtude Santo

Tema: Virtude dos Santos – São Felipe Néri

Programação: 

 

1- Canto –

2 – Oração ao Espírito Santo

3 – Virtude de um Santo – São Felipe Néri

4- Atividade I – Colorir o desenho de São Felipe Néri

SÃO FELIPE NÉRI

Você sabe a data em que você foi batizado? O santinho dessa história foi batizado assim que nasceu. Você sabia que devemos comemorar a data do nosso batismo, pois neste dia algo especial aconteceu nos tornamos filhos de Deus.

São Felipe Neri era um garoto tão amável, alegre, inteligente e bondoso que logo recebeu um apelido “Pippo Buono” que significa “bom Filipinho”. Nasceu na cidade de Florença, na Itália. Recebeu o Batismo, um dia após o seu nascimento.

Felipe foi crescendo e em seu coração crescia também o amor por Jesus. Seus pais queriam que ele fosse comerciante, o enviaram para morar com um tio na Vila São Germano, mas Felipe gostava mesmo era de rezar.

Partiu para Roma como peregrino e começou a dar aulas para algumas crianças, e no tempo livre dedicava-se a oração. Depois de dois anos resolveu recomeçar seus estudos, e fez Teologia. Quando ele completou 36 anos é que se tornou sacerdote, dedicando-se as confissões.

Ele tinha um grande sonho, queria evangelizar a Índia, e quando foi perguntar para Deus se essa era também a vontade de Deus para ele, procurou um amigo para conversar e a resposta divina veio: Filipe não deves buscar as Índias, mas Deus te quer aqui em Roma. Mas tarde ele mesmo falou a esse respeito: “Quem faz o bem em Roma, o faz a todo mundo”. E a partir dai se dedicou com alegria a evangelização, se doando aos jovens, aos pobres, enfermos, e a todos que o procurava pedindo ajuda.

Certa vez, foi chamado para atender uma família, cujo filho está muito doente. Era o filho de uma das famílias mais antigas de Roma os Príncipes Máximo. O filho de 14 anos corria perigo de vida, São Felipe estava celebrando a Missa naquele momento e no final da Missa é que recebeu o recado de que o príncipe estava prestes a morrer.

São Felipe se apressou dirigindo se ao Palácio, encontrando o jovem já sem vida, e sem que tivesse a oportunidade de receber os últimos sacramentos. São Felipe Neri, colocou a mão na cabeça do jovem e rezou, chamando-o pelo seu nome.

De repente o jovem que já estava morto, abriu os olhos e falou com São Felipe Neri, e recebeu os sacramentos. Que história incrível, mas não termina ai, depois disto, o santo perguntou-lhe se queria ir já para o céu. E o jovem respondeu que sim, porque estaria com a mãe e a irmã. São Felipe disse-lhe: – Vai em paz! E Paulo voltou a morrer.

Felipe Néri não tinha medo da morte, um dia ele estava jogando bola com os meninos, e falaram assim: Felipe se você fosse morrer agora, ou se Jesus fosse voltar o que você faria? Alguns meninos disseram: eu ia para a Igreja confessar, outro disse eu pagaria minhas dívidas. Felipe falou: eu continuava aqui jogando bola, pois estou em paz com a minha consciência. E quer saber quais foram as últimas palavras de São Felipe Néri quando ele morreu no dia 26 de maio, aos 80 anos de idade? A fonte da minha alegria está na Eucaristia. Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1614 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622. Sua festa é celebrada em 26 de maio. Ele é conhecido como o Patrono dos comediantes. Ele disse uma vez: “Longe de mim, o pecado e a tristeza!”

Oração

São Filipe Neri, nos ensine a amar a Deus de todo coração, e que eu seja sempre alegre!

1- O que aprendi com essa história de São Felipe Néri?

ATIVIDADE: Colorir o desenho de São Felipe Néri e colar no caderno de estudo.

ESTUDO BIBLICO 4 – Biblia Infantil Cançao Nova

Segunda-feira – São Felipe Néri

Terça-feira – Isaac e Rebeca – PG 52-57

Quarta-feira – Esau e Jacó – PG 58-66

Quinta-feira – José – PG 67-72

Sexta-feira – Jose reencontra os irmãos – PG 73-81

jun
27

Célula Sentinela Kids - III - Encontro - Intercessão

Tema: Rezar uns pelos outros 

Programação: 

 

1- Animação

2 – Oração ao Espírito Santo

3 – Estudo Bíblico – Bartimeu – 367

4- Atividade I – Dinâmica do Balão – Rezar uns pelos outros

 

LEITURA BÍBLICA BARTIMEU O CEGO DA ESTRADA (Marcos 10)

Bartimeu, todos os dias, ficava sentado à beira da estrada, com uma canequinha nas mãos, pedindo esmolas para comprar comida. Ele não podia admirar a beleza da natureza, o azul do céu, o verde das árvores, nem ver as pessoas, porque era cego.

Um dia, no caminho que ia para a cidade de Jericó, enquanto pedia esmolas, ouviu um barulho de muitos passos na estrada. Parecia que vinha uma multidão pelo caminho. “Quem será que está vindo?”, pensou ele.

Ficou atento e escutou o nome de Jesus. Ele já tinha ouvido falar da bondade e dos ensinamentos de Jesus e sabia também que Ele tinha curado muitas pessoas. Cheio de esperança, pensou: “Ele está passando por aqui!” E então começou a gritar:

  • Jesus, por favor, tenha pena de mim! Ajude-me! Jesus! Jesus! As pessoas ficaram zangadas, mandaram que ele se calasse, pois estava atrapalhando. Bartimeu não ficou quieto e começou a gritar mais alto ainda: – Jesus, por favor, ajude-me. Jesus! Jesus! Jesus parou e perguntou: – O que você quer, Bartimeu? – Eu quero ver. Não quero ser cego. Por favor, me ajude! Disse Jesus: – Como você acredita em Mim, vou fazer o que Me pede! Você está cura- do, Bartimeu. Ele abriu os olhos e viu o céu azul, as flores, as nuvens branquinhas e as pessoas, e ficou muito feliz! Mas sabe o que Bartimeu mais gostou de ver? O rosto bondoso de Jesus.

Oração:

Obrigado, Jesus, pela Tua bondade. Jesus, Filho de Davi, cura-me!

1- O que aprendi com essa história?

2- O que posso fazer por amor a Deus?

ATIVIDADE: Cada criança recebe um balão e dentro do balão tem um nome de um colega. Eles tem que encher até estourar o balão.

O primeiro balão a estourar, verificar qual nome esta dentro, todos devem impor as mãos sobre o colega e rezar por ele(a). Cada um ficará responsável em rezar pelo amigo que tirou do balão durante a semana.

ESTUDO BÍBLICO 3 – (Bíblia Infantil Canção Nova)

Segunda-feira – Bartimeu – PG 367

Terça-feira – Cura de um leproso – PG 320

Quarta-feira – A cura de um paralitico – PG 359

Quinta-feira – A cura dos dez leprosos – PG 362

Sexta-feira – O filho da viúva – PG 341

jun
26

Célula Sentinela Kids - II Encontro - Dons de Línguas

Tema: Dons Carismáticos – Dom de Línguas 

Programação

1- Animação – Se o Espirito Santo de Deus se move

2 – Oração ao Espírito Santo

3 – Estudo Bíblico – Vinda do Espirito Santo – Atos 2,1-4 (Bíblia Infantil – Cancão Nova)

4-Atividade I – Explicar o dom de Linguás e Interpretação das Linguás

5-Exercício do dom de línguas
5 – Atividade – Colorir a chavinha e colar no caderno de estudo

LEITURA BÍBLICA – Atos 2, 1-4 – A Vinda do Espirito Santo

Em Jerusalém, os discípulos e outros seguidores de Jesus – entre eles Maria, Sua Mãe – permaneciam juntos em uma casa, rezando e esperando a vinda do Espírito Santo, que Jesus prometera. Escolheram esse lugar fechado porque tinham medo de serem perseguidos por serem amigos de Jesus.

Cinquenta dias depois da ressurreição de Jesus, de manhã bem cedo, quando estavam todos reunidos, algo extraordinário aconteceu: um vento muito forte veio do céu e encheu a casa toda com seu barulho. Pequenas línguas de fogo repousaram sobre aqueles que estavam no lu- gar, e eles explodiram de alegria, proclamando em voz alta sua gratidão e seu louvor a Deus e falando em outras línguas.

Enquanto isso, uma grande multidão tinha se juntado do lado de fora. As pessoas haviam visto e ouvido alguns dos estranhos acontecimentos e estavam curiosas para saber o que significava tudo aquilo. Quando os discípulos saíram, as pessoas ficaram ainda mais espantadas, pois todos os que estavam ali – mesmo aqueles que tinham vindo de outros países e falavam uma língua diferente – entendiam o que eles falavam.

O que teria acontecido a eles?”, perguntavam as pessoas umas às ou- tras. Chegaram até a pensar que estavam bêbados! Pedro, cheio de alegria, explicou: – Ouçam, todos vocês, não estamos bêbados! Foi o Espírito Santo que nos deu poder para falar na língua de cada um de vocês.

E todos começaram a falar, a curar e a fazer o bem em Nome de JESUS! O Espírito Santo veio como um fogo e trouxe alegria para todos. Ele ajudou os discípulos a fazer milagres como Jesus, e faz isso até hoje. Por isso, todos os dias, chame esse Amigo especial:

Vem, Espírito Santo!

1- O que aprendi com essa história?

2- O que posso fazer por amor a Deus?

O que é a Oração em Línguas?

A oração em línguas é um dom do Espirito Santo (1 Cor 12,10)

É o próprio Espírito Santo quem louva, adora, intercede por nós ao Pai e ao Filho, pois não sabemos orar como convém. Damos a matéria-prima (ar, voz, língua) e o Espírito ora poderosamente. O dom de línguas está descrito em Romanos 8, 26: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (“resmungos” agradáveis). Esta é uma oração que não compreendemos, mas que devemos vivê-la e acreditar na sua eficácia.

O que é a Interpretação das línguas?

Interpretação das Línguas – Trata-se de uma moção, uma unção do Espírito Santo.

Quando oramos em línguas, Deus coloca no coração de uma pessoa uma mensagem para o grupo reunido. Essa mensagem pode vir em línguas e uma pessoa no grupo a interpreta. Não é tradução, mas sim uma moção do Espirito Santo. A pessoa que recebe a interpretação comunica ao grupo de forma compreensível.

Exercício do dom de línguas e interpretação

Agora é hora de exercitar. Em grupo rezar em línguas, se houver alguma criança que ainda não reza em línguas, reze primeiro por essa criança pedindo o dom de línguas.

Motivar para que eles escutem a Deus e se houver algum canto inspirado, motivá-los a trazer a interpretação.

ATIVIDADE: Colorir a chavinha e colar no caderno de estudo

ESTUDO BÍBLICO 2 – Bíblia Infantil Cancão Nova

Segunda-feira – Vinda do Espirito Santo – Atos 2,1-4 – PG 420

Terça-feira – Jesus sobe para o céu – Atos 1, 8-11 – PG 419

Quarta-feira – Discurso de Pedro – Atos 2, 5-41 – PG 423

Quinta-feira – O Crescimento da Igreja – Atos 8,1-17 – PG 436-437

Sexta-feira – O Batismo de Saulo – Atos 9,10-19 – PG 441-442

jun
25

Célula Sentinela Kids - I Encontro - Estudo Bíblico I

TEMA: Estudo Bíblico –  A Criação do Mundo – Gn 1-2

Programação: 

1- Animação – O amor de Deus é maravilhoso/ Desse Tamanhão

2 – Oração ao Espírito Santo

3 – Estudo Bíblico – A Criação do Mundo – Genises 1-2 (Bíblia Infantil)

4- Atividade I – Fazer o estudo Bíblico 


5 – Atividade – Jogo do dado.

LEITURA BÍBLICADEUS, NOSSO CRIADOR (Gênesis 1-2)

Há muito tempo o nosso mundo estava totalmente vazio. Vamos imaginar? Feche os olhos e conte até 10. Viu quanta escuridão! Era assim o nosso mundo; sem vida e sem cor. Então Deus disse: “Faça-se a luz”. E a luz apareceu!

Para deixá-lo mais lindo e colorido, Deus criou coisas belas e maravilhosas, como: o sol irradiante, a lua e as estrelas, as flores perfumadas, as árvores e montanhas, os peixes do mar, os pássaros coloridos e todos os animais que existem.

E Deus viu que tudo aquilo era bom! Tudo estava belo e perfeito. Um verdadeiro paraíso! Mas faltava a obra mais importante da Sua criação: o homem e a mulher! Foi, então, que Deus criou Adão e Eva, para cuidarem do mundo e formarem uma linda família! Deus é mesmo o Grande Artista! Ele criou o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou! E Deus viu que tudo era bom!

Oração:

Querido Deus, obrigado por ter criado este mundo tão lindo e por ter me criado com tanto amor. Amém!

ATIVIDADE: Jogo do dado – Cada criança joga o dado e responde a pergunta que estão escritas  no dado.

ESTUDO BÍBLICO 1 – Bíblia Infantil Cancão Nova

Segunda-feira – A Criação do Mundo – PG 17-23

Terça-feira – Adão e Eva – PG 24-29

Quarta-feira – Caim e Abel – PG 30-33

Quinta-feira – A Arca de Noe – PG 34-41

Sexta-feira – O Pai da Fé – PG 42-51

1- O que aprendi com essa história?

2- O que posso fazer para agradar o coração de Deus?

jun
24

Dons Carismáticos para Crianças - Palavra de Ciência

 

DOM DA CIÊNCIA OU PALAVRA DE CIÊNCIA

Objetivo – Conhecer e exercitar os dons

Dezena do Terço

Animação / Oração

ENSINAMENTO – PALAVRA DE CIÊNCIA

O QUE É ESSE DOM?

A palavra de ciência é o dom através do qual o Senhor faz com que o homem entenda as coisas da maneira que ele entende; faz com que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, situação, estado de espírito. Portanto, através deste dom o Senhor dá um diagnóstico de um fato, uma situação, um estado de espírito… e do que Ele quiser revelar.

A palavra de ciência se manifesta através de um sentimento, de uma palavra, de uma frase (Jo 4,50), de uma visão, de um sonho (Mt 1,18-25).

O dom da palavra de ciência revela uma ação que Deus já está fazendo ( a cura, por ex.), uma obra que Deus acaba de fazer ou uma obra que Deus quer fazer, mas que precisa da colaboração da pessoa ou uma situação ou através do poder e da misericórdia de Deus que cura o corpo e o coração.

Um exemplo muito claro do dom de ciência na Bíblia, foi a revelação que Jesus recebeu do Pai ao dialogar com a samaritana, de que ela tinha tido cinco maridos. Por este dom a samaritana experimentou a misericórdia de Deus que a levou ao arrependimento e a conversão, reconhecendo Jesus como o Messias, além de se tornar uma anunciadora de Jesus em Samaria.

PALAVRA: A Samaritana e Jesus à Beira do Poço de Jacó (Jo 4, 1-42)

Dinâmica: Exercitar o dom (Rezar de dois em dois e partilhar a palavra)

TAREFA DE CASA – Estudo Bíblico

Lucas 7, 44-47(Palavra de Ciência sobre a vida da pecadora perdoada)

Marcos 5, 27-34 (Palavra de Ciência sobre a força que saía dele)

João 11, 11-15 (Palavra de Ciência sobre a morte de Lázaro)

João 1, 47-51 (Palavra de Ciência de Jesus a Natanael)

 

Posts mais antigos «