A oração do Angelus

A oração do Angelus é bem antiga. Ela resume, em 3 pequenas orações, a Encarnação de Jesus, ou seja, aquele momento em que o anjo anunciou a Maria que Ela seria a Mãe do Salvador — o sim de Maria e o nascimento de Jesus. Observe e reze:

Tudo começou no século XIII, com a “Oração da Paz”. Às 18h, todos rezavam a primeira parte da Ave-Maria, pois acreditava-se que foi mais ou menos a hora em que o Anjo Gabriel apareceu para Maria. Depois, no século XV, foi criada a “Hora da Ave-Maria”. Os sinos da Igreja tocavam às 6h, às 12h e às 18h, e todo mundo parava o que estava fazendo, pois quem rezasse três Ave-Marias receberia graças especiais.

Essa tradição continuou, mas, com o passar dos anos, perdeu força. Então, o Papa Pio XII resolveu rezar o Angelus todos os domingos, ao meio-dia, da janela do Palácio Apostólico no Vaticano. E, até hoje, todos os Papas continuam essa tradição. São João Paulo II fez com que esse momento de oração fosse um encontro com todos os católicos na Praça de São Pedro, e também no mundo, pois é transmitido para o mundo inteiro! Muitas pessoas têm o costume de rezar a oração do Angelus nas primeiras três Ave-Marias do Rosário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.