Rios de Água Viva

 

João 7, 37-39

No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva”. Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Não importa a situação que você esteja vivendo, tem jeito. E mais do que jeito, esse jeito tem nome e é de graça porque é a própria graça. De um extremo dos ossos secos, penso que nenhum de nós chegou ainda a esse extremo. O profeta Ezequiel olha um vale de ossos humanos jogados, e Deus pergunta ao profeta: “Tem jeito?”. “Profetiza sobre esses ossos filho do homem!” Imaginem essa cena, o profeta olhando para aquele monte de ossos e profetizando: “Vem Espírito santo sobre esses ossos”. E começa o filme de terror, primeiro os ossos foram se juntando, e os esqueletos foram sendo montados. Agora manda vir carne. E começa a grudar carne e ali estão um bando de cadáveres, parece alguns católicos que a gente conhece, não faz nada. Serve para alguma coisa ainda? Profetiza sobre esses cadáveres. E o profeta profetiza, e vem um sopro de Deus, eles começam a se levantar e formam um grande e maravilhoso exército. Essa é a esperança, essa é a certeza. Pode ser que a sua família esteja no osso, seja o que for, tem jeito. E esse jeito tem nome, é Espírito Santo de Deus. Tem saída!

E Jesus no Evangelho diz isso de uma forma fenomenal, na grande festa das luzes, a festa das tendas em Jerusalém. São João diz que o principal dia da festa, o mais solene, Jesus deu um berro, esse Deus continua gritando: “Quem tem sede, venha a mim e beba, quem crer em mim do seu interior jorrarão rios de água viva”. Dizia isso referindo-se ao Espírito Santo que ainda não tinha sido dado.

Todos nós temos essa sede, lá no fundo do nosso coração há essa sede de Deus, a humanidade inteira tem sede de Deus, e busca preencher essa sede com as águas barrentas que o mundo vende, mas no fundo é essa sede profunda, e nós vamos saciar essa sede no lugar errado, nos abastecemos de água morta, de água suja, de água contaminada. Você que tem sede, Jesus diz, venha! Que lado estou indo? Onde eu estou indo buscar? Se eu estou nessa situação, se eu estou no osso, onde eu estou indo buscar? Na Nova Era? Nas falsas religiões? Nessa religião que não me compromete? Nos astros, na astrologia? No ter, no poder no prazer? Onde estou indo buscar? E que água estou bebendo? Enquanto vamos bebendo e nos saciando com a água barrento do pecado, de dentro de nós vai fluindo um rio de águas mortas. E esse rio de águas mortas é o ódio, o desamor, a mentira, o pecado, é o que vai transformando essa vida num túmulo. A profecia diz que aqueles ossos representam cada um de nós, a raça de Israel, porque quando não deixamos nos conduzir no Espírito Santo de Deus, nós somos pior do que osso, não tem serventia nenhuma, vamos nos tornando pessoas sem vida, pessoas amarradas, sem ideais, fracas, que caem no primeiro obstáculo, fazem tempestade em copo d’água, e as vezes o copo nem está cheio. Onde estamos indo saciar essa sede? Se não for do coração desse Senhor que nos ama não vai jorrar em nós esse rio de água viva.

Esses três versículos de São João mostram a dinâmica do Espírito, e é por isso que em Atos dos Apóstolos São Lucas fala do Espírito como força do alto, como dínamos. E o que é dínamos? Me lembro, quando eu era moleque, lá no Biguá, não tinha luz elétrica. Mas lá em casa descia um córrego, e tinha uma represa que papai fez de cimento. Quando soltava a represa a água caía num tubo e chegava no motor, onde tem o dínamos, e gerava luz elétrica.

Dínamos é aquela máquina que transforma a energia mecânica da água em eletricidade. E é essa a idéia que nós temos desses três versículos de São João. “Aquele que crê em mim bebe”. Não é qualquer um que bebe, para beber essa água viva tem que crer em Jesus. “Quem tem sede vem a mim, e beba quem crê em mim”, “e quem crer e beber, do seu interior…”. Do interior de quem? De quem bebeu. “jorrarão rios de água viva”. O Espírito é essa força do alto, porque ele entra em nós como a água que entra na turbina, no dínamos e faz ele girar, e ele vai girando a uma velocidade incrível, e vai gerando eletricidade. Ele faz a vida, ele pega a força da água, pois o Espírito Santo quer produzir em nós esses rios de água viva. E que rios de águas vivas são esses? É facílimo de descobrir. Sabe como você sabe se uma pessoa é de fato batizado no Espírito Santo ou não? Olha o rio que sai do interior dela. O que jorra do interior dessa pessoa? Seu marido é batizado no Espírito Santo? Porque ele reza em línguas? Isso aí basta rezar um pouco enrolado e quem não sabe pensa que é línguas.

Quando eu estive no Egito eu pensava que eles rezavam em línguas o tempo todo. Como é que eu sei se alguém é batizado no Espírito Santo? Se do interior dele jorram rios de água viva. E que rios são esses? São Paulo em Gálatas 5 faz um lista: Aquele que deixa-se conduzir pelo Espírito produz os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, bondade, docilidade, temperança, mansidão, fidelidade, firmeza, castidade, persistência. Mas embora aquele que diz que é um homem ou mulher de Deus, mas que não se deixa conduzir pelo Espírito Santo, ele produz frutos… E o Papa João Paulo II na Encíclica: “O Espírito Santo, O Senhor que dá a vida… Aquele que acolhe o Espírito, esse produz os frutos do Espírito, e aquele que resiste ao Espírito produz os frutos da resistência ao Espírito”. Os frutos da resistência ao Espírito formam uma lista medonha: desamor, mentira, ódio, impureza, fofoca, calúnia… Que frutos nós estamos produzindo? Mas não o que eu digo, porque uma árvore não conhecemos pela casca, mas sim pelos frutos. Que frutos as pessoas que convivem comigo percebem em mim. “Ah Padre, mas eu sou uma pessoa fraca.” Louvado seja Deus se você chegou a essa conclusão. Porque segundo São Paulo essa é a única condição para você beber dessa fonte de água viva. O Espírito Santo só pode vir em auxílio da nossa fraqueza. Você é fraco? Então você pode ser cheio do Espírito Santo.

Pe.Léo
Comunidade Bethânia