Perdoar é preciso.

Perdoar é preciso.

Em um atendimento com meu Diretor Espiritual, uma das direções que eu deveria perseguir era a experiência de verificar quem eram as pessoas que eu guardava rancor, raiva, ressentimento e a partir daí deveria fazer uma boa confissão e exercitar o perdão. “Visto que sois eleitos, santificados, amados por Deus, revesti-vos dos sentimentos de compaixão, benevolência, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros, e se alguém tiver algum motivo de queixa contra o outro, perdoai – vos mutuamente; assim como o Senhor vos perdoou, fazei o mesmo, também vós. E, acima de tudo, revesti – vos do amor: é o vinculo perfeito.” (CL 3, 12-14)

A princípio, sinceramente, não tive uma disposição interior, mas rezando e querendo ser obediente ao direcionamento comecei a pedir ao Espírito Santo que me lembrasse quem eram estas pessoas, pois só nele podemos encontrar forças para com paz interior levar adiante a experiência do perdão.“O espírito que nos dá Fortaleza garante nas dificuldades, a firmeza e a constância na busca do bem”. (CIC 1837)
Foi uma experiência sobrenatural. Com muita calma fui lembrando de pessoas, situações e liberando o perdão de modo muito gratuito. Deparei-me com lembranças doloridas e difíceis de aceitar, mas tive a coragem de perdoar gratuitamente. Na medida que ia dando os passos sentia fisicamente algo saindo de dentro de mim, era a libertação destes sentimentos que não vem de Deus e tem a força devastadora de acabar com a nossa saúde física, espiritual e mental. Percebi que a medida que ia perdoando também precisava me perdoar pelos muitos erros e reconhecer que algumas das pessoas que precisei perdoar também acabei ferindo-as de alguma forma, e assim, experimentei em mim, a misericórdia de Deus na minha vida. O natural era que eu partisse para uma alto condenação e me colocasse como a pior pessoa, mas ali percebi que também tenho fragilidades, sou um pecador mas sei que Deus olhou para mim com amor e não se cansa de estender a mão para que eu possa levantar e seguir em frente perseguindo uma vida que reflita a proximidade com Ele.

Este exercício precisarei fazer até o dia de me encontrar com Deus na passagem desta vida para vida eterna.

Diante desta experiência não poderia deixar de encorajar você a abrir o coração e permitir que Deus restaure seu interior. Os frutos são incalculáveis e você será o maior beneficiado. Permita-me terminar com um ensinamento de meu Pai fundador Monsenhor Jonas: “Quando meu irmão erra é porque não sabe o que está dizendo”.

O verdadeiro perdão leva o irmão a sair do cativeiro. O perdão leva o irmão a sair do cativeiro. O perdão liberta e constrói o outro. O perdão levanta o irmão caído, sara – lhe as feridas e traz paz ao coração. Ao contrário, a falta de perdão nos acorrenta, nos fecha, nos entristece.

Deus ilumine seus passos e que com a ajuda de Deus você seja capaz de fazer a experiência de perdoar.     

Fábio Gonçalves Vieira
Missionário Canção Nova