Hoje é dia de Santo Antão

page

A Igreja Maronita de Nazaré, recebeu diversos fiéis para a celebração festiva em honra a Santo Antão.

A missa foi celebrada pelo bispo Maronita  Dom Moussa El-Hage. Estiveram presentes também o Pe.Yousef o Pe.Sóstenes membro da Comunidade Canção Nova aqui na Terra Santa.

Antão, Pai do monaquismo cristão, nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos.

Santo Antão também é conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges.

Santo Antão foi um cristão fervoroso, buscava viver com afinco o evangelho. Com cerca de vinte anos, órfão de pai e mãe e com muitos bens materias, levando muito a sério o que dizia a Palavra de Deus, distribuiu todos os seus bens aos pobres, e em seguida, foi viver no deserto.

Antão sofreu muitas tentações. Relatos de Santo Atanásio, dizem ter sido tentado pelo diabo, porém, ele resistiu e não foi seduzido pelas visões que se multiplicavam à sua volta.

Em um tempo de sua vida viveu num cemitério, por ser um local abandonado, ele escolheu lá habitar. Construiu ali muros, fazia penitência meditava. As pessoas recebiam deles palavras que as ajudavam a chegar a Deus. Muitos começavam a manifestar o desejo de viver com Santo Antão, e acabou que naquele lugar surgiram monges.

A alegria de Santo Antão contagiava a todos! Sua misericórdia e verdade permitiam que aqueles que tinham um encontro com ele não saia dali igual. Um grande exemplo de castidade, obediência e pobreza.

Que neste dia dedicado a Santo Antão ele nos ajude a viver com radicalidade e muita alegria o Evangelho.

Santo Antão, rogai por nós!