Sofre as demoras de Deus (Eclo 2, 3)

Havia um doente, Lázaro, de Betânia, povoado de Maria e de sua irmã Marta. Maria era aquela que ungira o Senhor com bálsamo e lhe enxugara os pés com os cabelos. Seu irmão Lázaro se achava doente. As duas irmãs mandaram, então, dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”. A essa notícia, Jesus disse: “Essa doença não é mortal, mas para a glória de Deus, para que, por ela, seja glorificado o filho de Deus”. Ora, Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. Quando soube que este se achava doente, permaneceu ainda dois dias no lugar em que se encontrava; só depois, disse aos discípulos: “Vamos outra vez à Judéia!” (Jo 11, 1 – 7 ).

Meu irmão e minha irmã, sejam bem-vindos a mais um artigo em nosso blog. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus o Pai e do Senhor Jesus Cristo, estejam conosco! Lemos no início desta postagem um trecho do Evangelho segundo São João e gostaria de destacar os versículos 5, 6 e 7 para compartilhar com vocês. 

Embora nosso Senhor, conforme relatou o Evangelista, amasse Marta, Maria e Lázaro, demorou, ou melhor, “permaneceu ainda dois dias no lugar em que se encontrava”; só depois voltou à Judéia. Este fato me chamou muito a atenção. Por diversas vezes nos deparamos com situações difíceis e, até quem sabe, do ponto de vista humano, intransponíveis. Diante de situações assim, ou até mais simples, o cristão encontra em Deus o seu refúgio e a sua força: “Deus é nosso refúgio e nossa força, socorro sempre alerta nos perigos” (Sl 46, 2). Em outra tradução lemos: “Deus é nosso amparo e fortaleza, auxílio sempre pronto na angústia”. Mas quantas foram as vezes que, na angústia ou em uma grande dificuldade, tivemos em nosso interior a interrogação: será que Deus está ouvindo a minha oração? Você já experimentou isso? “Se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”, disseram Marta e Maria ao encontrar o nosso Senhor (v. 21 e 32). Ele tinha sido avisado por alguém que foi enviado por elas (v. 3), mas mesmo assim “permaneceu dois dias no lugar que se encontrava”. Ele não se levantou imediatamente e foi ao encontro deles, como talvez elas esperassem. Ele, com efeito, via o que elas não viam: “Essa doença não é mortal, mas para a glória de Deus”. O Senhor pode manifestar, por meio do sofrimento que você tem vivido, a sua glória, o seu poder! “Sofre as demoras de Deus, fica unido a ele sem te separar para que fiques sábio em teus caminhos”, aconselha o Eclesiástico 2, 3. 

Último ponto: há na expressão de Marta e Maria uma palavra que faz toda diferença. É a palavra “Senhor”, em grego kyrios. Ao chegar, de acordo com o texto original em grego, Marta não utiliza essa palavra para falar com o Mestre. Maria, ao contrário, chegando ao lugar onde Jesus estava, vendo-o “prostrou-se a seus pés e lhe disse: “Senhor (kyrios), se estivesses aqui…” Ao dizer isso, Maria declara sua fé em Jesus. Ela sabe quem Ele é e o que pode fazer. E para nós, irmãos e irmãs no Senhor, quem é Jesus? Cremos, realmente, que Ele tem poder de transformar as situações mais difíceis em nossa vida? Que Ele é capaz de fazer muito além de tudo que nós podemos pedir ou conceber? Assim disse o Apóstolo Paulo: “Por essa razão, dobro os joelhos diante do Pai – de quem toma o nome toda família no céu e na terra -, para pedir-lhe que conceda, segundo a riqueza de sua glória, que vós sejais fortalecidos em poder pelo seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor. Assim tereis condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda plenitude de Deus. Àquele, cujo poder, agindo em nós, é capaz de fazer muito além, infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações dos séculos dos séculos! Amém” (Ef 3, 14 – 21).

 

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Comments

comments