A mulher virtuosa

Eis um tema muito abordado no meio católico hoje em dia: as virtudes. De maneira especial, algo que está muito em foco é a figura da mulher virtuosa. Mas, o que viria ser essa mulher? Que virtudes seriam essas? 

Vamos começar mencionando o que diz as Sagradas Escrituras, no livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 10: “Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor”.

O texto sagrado já começa com uma pergunta bem pertinente: onde estarão essas mulheres? E prossegue afirmando que o seu valor é alto, mas não um valor que o ouro, a pérola ou o dinheiro possa pagar. É um valor que está medido em sua dignidade, em sua verdadeira essência e identidade.

Se partirmos do início, todos nós, homens e mulheres, somos chamados a resgatar em nós a Identidade de filhos amados de Deus, algo que infelizmente o pecado original destruiu em nós. Mas, neste texto, vamos nos focar na figura da mulher.

Com o passar dos anos, a figura da mulher em nossa sociedade, foi perdendo a sua identidade. Com as revoluções, as ideologias, a mulher entrou em disputa com o homem, uma guerra que quem saiu perdendo, fomos nós mulheres. Digo perdendo, não desprezando todas as conquistas positivas que vieram ao longo dos anos: a luta contra o machismo que por muito tempo oprimiu e machucou as mulheres (algo que ainda é atual), a conquista pelos direitos de voto, até de um espaço no mercado de trabalho. Mas,tudo isso teve um preço, a mulher foi perdendo sua essência…para entrar nesta briga a mulher foi abrindo mão de valores, da sua identidade e de características que a diferenciam e a dignificam naquilo que ela é.

É próprio da mulher receber e transformar as realidades, é natural da mulher, com a sua identidade curada, ser dócil, acolhedora, amável, disponível. É natural da mulher a maternidade, seja ela biológica ou não, porque está na essência da mulher a alma educadora, que é capaz de no amor e no serviço, transformar a família, o esposo, os filhos.

Já percebeu que em um lar, onde a mãe é pacífica, organizada, bem humorada, o ambiente familiar tende a se parecer com ela? E o oposto também é verdadeiro.

Como aprendemos na Canção Nova: o agir segue o ser. Se trazemos em nós a nossa identidade de mulheres curadas, as virtudes florirão. Por isso é tão necessário para nós mulheres, a busca da cura interior, a purificação da mentalidade distorcida, e influenciada por essas correntes que insistem em querer nos colocar numa luta incansável para ser quem não precisamos ser. Enquanto a nossa essência está bem mais perto do que imaginamos, em nosso coração. Ali Deus depositou a nossa verdade, e como ensina Jesus: Conhecereis a Verdade e Ela vos libertará. (cf Jo 8,32).

E essa vida virtuosa que tanto ouvimos falar hoje, é isso: um caminho de volta a nossa originalidade, um caminho de conversão, de autêntica metanóia, uma mudança profunda e verdadeira de mentalidade. E isso exige de nós “mãos à obra”, um caminho de ascese e mortificação, de vida interior.

Por conta das consequências do pecado, além dessas influências externas, praticar as virtudes, algumas delas mencionadas acima, custa e custa muito para nós, pois a nossa natureza corrompida tende para o mal, e o caminho da conquista das virtudes é para nós um caminho de libertação e de cura, pois é a ação do Espírito Santo em nós, rompendo com a escravidão e nos tornando pessoas livres, maduras e felizes.

Uma pessoa virtuosa é capaz de mudar toda realidade ao seu redor. Basta olhar a vida dos santos, as “revoluções” que eles causaram em sua época, nas cidades e país até, onde viviam, simplesmente porque decidiram ser (com todas as suas forças) quem Deus queria que eles fossem: Homens e mulheres virtuosos, vivendo a partir da sua identidade original: filhos de Deus, e com isso se tornaram santos.

Termino com a mesma pergunta que comecei: “Onde estarão as mulheres virtuosas de hoje?”. Respondo: Olhe para o espelho mulher, ela está aí, dentro de você! Sim! A vida virtuosa é para cada uma de nós filhas de Deus, mas para viver essa vida virtuosa, é necessário querer entrar num processo sério, profundo e verdadeiro de conversão.

Quis a Providência que o dia da mulher esse ano, fosse celebrado na Quaresma, uma belíssima oportunidade para nós entrarmos de cheio neste caminho de conquista das virtudes. Se estiver difícil, não desanime! Olhe para a Santíssima Virgem Maria, ela é para nós modelo seguro de mulher virtuosa, que soube ser forte e doce, corajosa e dependente de Deus, viveu a tristeza, mas conservou a alegria, foi obediente e servil e ninguém jamais neste mundo pode questionar o seu valor!

Desejo a você mulher que neste dia que é seu, você celebre a sua verdadeira identidade: Ser mulher, mas ser mulher segundo o coração de Deus e não aos moldes deste mundo!

 

Deus lhe abençoe,

Com carinho,

 

Gisele Pires

Gisele Pires é Filha de Deus, Missionária, Consagrada, Esposa, Mãe, Mulher de Deus.

Comments

comments