Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação!

Visto que somos colaboradores com ele, exortamo-vos ainda a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: No tempo favorável, eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação (2Cor 6, 1-2).

Meus caros irmãos, é com muita alegria que compartilho com vocês, mais uma vez, a Palavra de Deus. Como sabemos, estamos no Tempo Litúrgico do Advento. “A palavra advento significa presence. No mundo antigo indicava a visita do rei ou do imperador a uma província; na linguagem cristã refere-se à vinda de Deus, à sua presença no mundo; um mistério que envolve totalmente o cosmos e a história, mas que conhece dois momentos culminantes: a primeira e a segunda vinda gloriosa no fim dos tempos”1. Imaginemos, por um instante, como deveria ser o comportamento das pessoas numa província que está vivendo a iminência da visita de um rei ou imperador. Imagino que todo o povo, independentemente de seu grau de riqueza ou pobreza, preparava-se para esse encontro. As casas estavam arrumadas, as pessoas vestiam-se com roupas de festa. Devia ser, no “nordestinês”, um alvoroço, uma zuada pelas ruas. 

Irmãos, “o Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”2

Como estamos nos preparando para celebrar o Natal do Senhor? 

Há alguns dias, eu e minha esposa recebemos em casa um casal de amigos. Antes de sua chegada, alguns cômodos da casa foram arrumados e a comida preparada. Tudo isso rapidinho, pois chegariam a qualquer momento. Tudo ficou pronto de última hora. Quando o Senhor vier na última hora das nossas vidas encontrará o nosso coração arrumado, preparado? Teremos tempo de “rapidinho” deixarmos tudo pronto?

São Maximo de Turim, Bispo dos séculos IV a V, numa de suas homilias, afirma: “Enquanto estamos para acolher o Natal do Senhor, revistamo-nos com vestes nítidas, sem mancha. Falo da veste da alma, não da do corpo. Vistamo-nos não com veste de seda, mas com obras santas! As vestes vistosas podem cobrir os membros, mas não embelezam a consciência”

 

Diletos irmãos, que as luzes que enfeitam as ruas e praças de nossas cidades neste tempo não desviem os olhos do nosso coração Daquele que disse de si: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12). Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação! 

 

Referências:

1 – Angelus. Primeiro domingo do Advento, 2 de dezembro de 2012, Bento XVI.

2 – SACRAMENTOS, Congregação Para O Culto Divino e A Disciplina dos. Título II – O Ciclo anual: v. o tempo do advento. In: SACRAMENTOS, Congregação Para O Culto Divino e A Disciplina dos. Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário: normas universais do ano litúrgico e calendário romano geral. 7. ed. Brasília: Edições Cnbb, 2018. Cap. 1, p. 166. TEXTO OFICIAL Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

 

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova, vivendo seu primeiro ano de consagração. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Comments

comments