Atividade Física: Necessidade ou Prazer?

Atividade Física

Atividade Física necessidade ou prazerA essência da vida é o movimento. Estamos o tempo todo em ação, mas, no que se refere à prática da atividade física, nem sempre é assim. Trabalho, estudo, cansaço, correria do dia-a-dia, são tantas atividades que nunca sobra tempo para praticar exercícios físicos. Sabe-se que a prática regular, aprimora a coordenação, mobilidade articular, flexibilidade, resistência muscular e contribui para o controle da pressão arterial, redução dos níveis de açúcar e produção do bom colesterol no sangue, tornando o sistema cardiovascular mais saudável. E ainda, após uma atividade o cérebro aumenta a liberação de endorfina proporcionando a sensação de prazer e bem-estar, regulando a emoção e promovendo um relaxamento, sendo considerada uma das formas mais importantes de combater o estresse e a ansiedade.

No ritmo que vivemos hoje a atividade física tornou-se uma necessidade. Segundo pesquisa recente o sedentarismo é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como diabetes, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). A solução para a inatividade está em uma mudança generalizada de mentalidade. Não basta ter consciência de que o exercício físico é uma necessidade, é também preciso incorporá-lo como uma das nossas práticas diárias. Para isso, a realização da atividade tem que ir além da obrigatoriedade e se tornar algo prazeroso. Muitas pessoas sedentárias que decidem começar atividades colocam suas expectativas de retorno rápido, ou começam modalidades que muitas vezes não se adequam aos seus perfis ou estilos de vida. O resultado é a desistência em poucas semanas. Outras deixam de lado a atividade física por não perceberem os benefícios e não ter disposição de realiza-las.

Quando além de uma necessidade a atividade física se torna um hábito prazeroso, a perda de peso, o condicionamento físico, o bem estar, a melhora da qualidade de vida e o crescimento como pessoa aparecem como uma consequência natural. Por isso se você deseja iniciar uma atividade física aqui vão algumas dicas:

1° Pense no prazer que a atividade irá lhe proporcionar. É preciso se identificar com a atividade praticada.

2° Encontre uma atividade que você goste.

3° Para saber seus limites é fundamental fazer uma avaliação clínica antes de iniciar a prática escolhida.

4° Opte por iniciar com exercícios aeróbicos continuamente pelo menos 3 vezes por semana.

5° Seja perseverante, logo você colherá os frutos.

É preciso ter consciência que os benefícios da atividade física vão além da aquisição do corpo perfeito. É necessário apostar no prazer da atividade física em primeiro lugar e ser determinado. Tomar as rédeas da própria vida faz parte do nosso processo de desenvolvimento como cristãos. Quem é capaz de mudar o físico, modifica seu espiritual. Devemos buscar o prazer e o bem estar na atividade física ao invés de retornos rápidos e milagrosos. Quando se busca em primeiro lugar o prazer na atividade física realizada, o resultado obtido é integral: físico, mental e espiritual.

Como cristãos sabemos que corpo frágil não sustenta espírito forte. Precisamos crescer na fé e crescer também no cuidado com a nossa saúde e isso exige de nós disciplina. Se buscarmos isso, a atividade física pode ser também um tempo que Deus utiliza para nos formar. Tenho percebido isso em minha vida… Comecei a fazer aula de tennis há alguns meses e até nisso Deus tem me formado. Fui entendendo que muitas vezes a minha pressa em acertar é o que me faz errar. Nesta atividade, o segredo está em esperar o tempo certo para fazer o movimento e acertar a bola. Na minha vida tenho entendido que o segredo também está no tempo certo: Saber esperar o tempo oportuno de Deus. Na aula de tennis muitas vezes eu errei porque fui depressa demais, não soube esperar o tempo da bola… E na vida também, quantas vezes fui depressa demais porque não soube esperar a hora de agir.

É isso aí, precisamos ter a iniciativa de não nos conformar com o que somos e querer ser melhor a cada dia para que, em Cristo, cheguemos à plenitude do homem perfeito. A prática de atividade física é hoje uma necessidade para vivermos com saúde, mas, quando encontramos uma atividade que gostamos de realizar, mesmo nos dias que estamos cansados e sem ânimo não iremos desistir.

Marcela MartinsMarcela Martins Cunha

Fisioterapeuta

Natural de Edéia – GO

@marcelapnp