No dia da Virgem de Fátima recordamos os pastorinhos!

O Papa destacou hoje em Fátima o exemplo dos três Pastorinhos, a quem Nossa Senhora apareceu em 1917, fazendo da Cova da Iria um “lugar bendito”.

Lembrando a experiência dos Videntes, Bento XVI falou de “uma experiência de graça que os tornou enamorados de Deus em Jesus, a ponto da Jacinta exclamar: «Gosto tanto de dizer a Jesus que o amo. Quando lho digo muitas vezes, parece que tenho um lume no peito, mas não me queimo»”.

E o Francisco dizia: «Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito. Gosto tanto de Deus»”, acrescentou o Papa, citando as Memórias da Irmã Lúcia.

O Papa admitiu que “ao ouvir estes inocentes e profundos desabafos místicos dos Pastorinhos, alguém poderia olhar para eles com um pouco de inveja por terem visto ou com a desiludida resignação de quem não teve essa sorte mas insiste em ver”. “A tais pessoas, o Papa diz como Jesus: «Não andareis vós enganadas, ignorando as Escrituras e o poder de Deus?»”, indicou.

Numa alusão indireta à questão da veracidade das aparições de 1917, Bento XVI defendeu que Deus “tem o poder de chegar até nós, nomeadamente através dos sentidos interiores, de modo que a alma recebe o toque suave de algo real, que está para além do sensível, tornando-a capaz de alcançar o não-sensível, o não-visível aos sentidos”.

“Para isso exige-se uma vigilância interior do coração que, na maior parte do tempo, não possuímos por causa da forte pressão das realidades externas e das imagens e preocupações que enchem a alma”, referiu, citando o comentário teológico sobre a Mensagem de Fátima que assinou, então como Cardeal, no ano 2000. “Sim! Deus pode alcançar-nos, oferecendo-se à nossa visão interior”, completou.

O Papa apresentou os Pastorinhos como “exemplo e estímulo” para fazer da vida “uma doação a Deus e uma partilha com os outros por amor de Deus”. “Nossa Senhora ajudou-os a abrir o coração à universalidade do amor”

:: RECORRAMOS NESSE DIA À INTERCESSÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM DE FÁTIMA, CONFIANDO A ELA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES ::

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!