TV Canção Nova em Brasília

A TV Canção Nova está disponibilizando gradativamente seu sinal digital a todo o país. Isto significa que os telespectadores que têm televisores com conversor digital ou novos aparelhos com tecnologia HD, poderão contar com melhor imagem, som e interatividade.

 

A definição e a qualidade das imagens são superiores ao sinal analógico. Pode-se ver e perceber detalhes com nitidez e cores muito mais intensas. O áudio é muito mais “limpo”. Tudo isso porque durante a transmissão, o sinal digital não sofre nenhum tipo de interferência externa, como a ação da chuva, vento ou mudança na posição da antena.

Para proporcionar esta experiência aos telespectadores, a TV Canção Nova precisa digitalizar tanto o sinal que chega às residências como a própria emissora que terá de produzir e captar todo seu conteúdo com os novos equipamentos que possuem esta tecnologia HD (Hight Definition), Alta Definição em português.

Esse processo é chamado de digitalização interna e teve início na TV Canção Nova no final do ano de 2009. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2014. Atualmente, 80% dos seus programas já são captados e produzidos em HD.92b923e3-7ee1-43f5-89be-0a794ff5f506

Esta transição do sinal analógico para o digital é chamada de Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que permite também, por meio do Ginga – sistema desenvolvido no Brasil – a interatividade do telespectador com os conteúdos e serviços disponibilizados pelas empresas de televisão. Como por exemplo, o envio de mensagens diretamente do controle e a participação de enquetes.

O SBTVD foi instituído pelo Decreto n.º 4.901, de 26 de novembro de 2003, e implementado por meio do Decreto n.º 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital, tendo como base o sistema japonês.

A partir de Julho todo o Distrito Federal passará a receber o sinal da TV Canção Nova, somente em sinal digital.

Veja outras matérias sobre TV Digital 

Canção Nova, no Coração do Brasil.