VIDA SAUDÁVEL

COMO ESTÁ SUA ALIMENTAÇÃO?

O nosso corpo é muitas vezes capaz de determinar como está a nossa relação conosco mesmos. Muitas vezes gastamos tempo cuidando de quem amamos, mas, quanto tempo gastamos conosco? O que temos feito para investir em nossa saúde? É desafio nosso como Cristãos investir em uma vida saudável. Somos templo do Espírito e, precisamos cuidar deste lugar que o Senhor escolheu fazer morada: o nosso corpo. Um dos meios de cuidar do nosso corpo está na forma como nos alimentamos. Uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Pesquisas afirmam que a escolha alimentar é capaz de alterar até mesmo a nossa disposição para realização das atividades diárias. Mas como realizar esta escolha? Como não cair na tentação de se empanturrar de doces ou devorar um sanduiche acompanhado com batata frita? Olhando assim como não dizer que a alimentação saudável virou sinônimo de sofrimento? Contudo, isso não precisa ser verdade. Assim como em nossa vida espiritual, o equilíbrio também deve ser à base das nossas escolhas alimentares. Muitas vezes desesperamos ao subir na balança e nos decidimos a uma mudança de vida radical recorrendo a dietas miraculosas. Porém nem sempre obtemos sucesso, pois, além de não conseguirmos manter por muito tempo estas dietas, elas ainda podem ocasionar problemas de saúde e, até mesmo um ganho de peso dobrado após retomarmos nossos hábitos alimentares.

Por mais que a gente se esforce, parece muito difícil conseguir mudar a nossa alimentação. Preocupados com a população brasileira o ministério da saúde desenvolveu os dez passos de uma alimentação saudável. Estes passos nos orientam em relação as nossas escolhas e nos ajudam em uma reeducação alimentar de forma equilibrada capaz de nos proporcionar uma melhor qualidade de vida. Confira aqui estes passos:

1° Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras (coma-os 05 vezes ao dia)

2° Coma feijão pelo menos uma vez ao dia no mínimo 4 vezes por semana

3° Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carne com gordura aparente, salsicha, presunto, frituras e salgadinhos para no máximo uma vez por semana

4° Reduza o consumo de sal, retire o saleiro da mesa

5° Faça pelo menos 03 refeições e 1 lanche por dia (o ideal são dois lanches intercalados: 01 entre o café e o almoço e o outro entre o almoço e o jantar)

6° Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos, e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana

7° Reduza o consumo de refrigerantes; evite o consumo diário;

8° Aprecie sua refeição: coma devagar e dedique tempo exclusivo para ela; evite comer em frente o computador ou televisão;

9° Mantenha seu peso dentro dos padrões de normalidade. Verifique seu IMC (Indice de Massa Corporal)

10° Seja ativo ACUMULE 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, vá andando até o supermercado e não passe muitas horas assistindo tv.

É isso aí!! O equilíbrio entre o corpo e a mente começa com uma alimentação saudável

A ESCOLHA É SUA, BUSQUE UMA VIDA MELHOR!!

E então? Vamos começar a dar passos?

Marcela Martins da Cunha

Fisioterapeuta

Natural de Edéia – Goiás

@marcelapnn