Volta de Cristo, uma questão de amor!

A volta de Jesus, assim como sua «proximidade», é, antes de qualquer coisa, uma questão de amor, pois o Amor aproxima.

O Advento é conhecido como Domenica gaudete («estai alegres»), porque a antífona de entrada começa com uma exortação de São Paulo aos filipenses: «Alegrai-vos no Senhor», porque «o Senhor está próximo».

Esta é a razão da nossa alegria! Mas o que isso significa, ‘o Senhor está próximo’? Em que sentido devemos entender esta ‘proximidade’ de Deus?»presepio.gif

O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Filipos, pensa evidentemente no retorno de Cristo, e convida-os a se alegrar porque isso é seguro,

O próprio Paulo, em sua carta aos tessalonicenses, adverte que ninguém pode conhecer o momento da vinda do Senhor (cf. 1 Tes 5, 1-2) e alerta sobre todo sensacionalismo, como se a volta de Cristo fosse iminente (cf. 2 Tes 2, 1-2).

Então, a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, compreende cada vez melhor que a ‘proximidade’ de Deus não é uma questão de espaço e tempo, mas uma questão de amor: o amor aproxima!».

Por este motivo,«o próximo Natal vai recordar esta verdade fundamental da nossa fé e, diante do presépio, podemos saborear a alegria cristã contemplando o Menino Jesus e o amor de Deus que veio a nós».

Papa Bento XVI, Ângelus, 14 de dezembro de 2008