Outubro Rosa.

                               

Cuide-se. Previna-se.

A campanha “Outubro Rosa” é um movimento internacional criado em 1990 nos EUA e promovido anualmente, com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce da doença, desta forma contribuindo para o aumento das chances de cura e redução da mortalidade pela doença.

O câncer de mama é o tipo mais frequente e a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no mundo. E por isso a importância dessa campanha em ampliar as informações sobre a doença e aumentar o acesso aos serviços de saúde.

Os fatores de risco incluem os aspectos genéticos, vida reprodutiva / hormonal e ambientais (tabagismo, sedentarismo, obesidade, alcoolismo).

Os principais sinais e sintomas da doença incluem: Nodulação palpável na mama, alterações na cor / textura da pele ou mamilos, retrações na pele, ou mamilos e saída de líquido pelos mamilos (principalmente se unilateral e de forma espontânea)

O Rastreamento / diagnóstico se faz através da avaliação clínica, exame físico e complementado por exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia e ressonância mamária. A definição do tipo de câncer específico é por meio da biopsia da lesão suspeita.

O diagnóstico precoce permite o tratamento adequado, muitas vezes menos agressivo, impactando na qualidade de vida, com menos efeitos colaterais e aumentando as taxas de cura pela doença.

 

Patricia Valiati

Ultrassonografista Centro Médico Pe. Pio.