Diabetes: Entenda como manter uma alimentação saudável

Crédito :ratmaner by GettyImages

A Diabetes é caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue (glicemia), e é uma das maiores causas de morte no país. A doença é desencadeada pela falta total ou parcial do pâncreas em produzir insulina. Hormônio este capaz de regular a glicose no sangue.

Em 2017, a Federação Internacional de Diabetes estimou que 8,8% da população mundial com 20 a 79 anos de idade (424,9 milhões de pessoas) vivia com diabetes.

Por essa razão, é importante frisar os riscos que levam a essa doença, os tratamentos e prevenções, fatores que, se não forem bem desenvolvidos, podem acarretar o aumento de mortalidade causado pela Diabetes.

Fatores de risco

  • Genética – o meio hereditário tem maior probabilidade de desenvolvimento da doença; 
  • Sedentarismo – pela falta de prática de atividades físicas, o corpo gasta menos energia, ocasionando o aumento de glicemia no sangue;
  • Obesidade – o acúmulo excessivo de gordura corporal é uma condição que desencadeia os demais fatores de risco;
  • Idade – o diabetes tipo 2, em uma idade acima de 45, é um fator de risco, especialmente quando combinado com algum dos outros fatores;
  • Colesterol Alto – o excesso de colesterol no sangue pode causar a aterosclerose, que formam placas no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue;
  • Pressão Alta –  a hipertensão é uma doença extremamente perigosa, pois, muitas vezes, não apresenta sintomas. Aferir a pressão periodicamente é uma atitude recomendada a todos.

Prevenção e Tratamento

Quando falamos em prevenção e tratamento da diabetes, referimo-nos mais especificamente ao tipo 2 da doença. Considerado o mais comum com 90% dos casos no mundo todo.

  • Alimentação ideal

A alimentação é um dos principais fatores que ajudam, tanto para prevenir quanto para controlar a doença. O consumo em excesso de calorias, associado ao sedentarismo, é a combinação perfeita para o ganho de peso. Sendo assim, a dica é manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e com redução de carboidratos e proteínas.

Também é importante evitar o consumo excessivo de doces. O fato de comer doce, em si, não provoca a diabetes, mas contribui bastante para o aumento de peso. Para os pacientes que já tem uma propensão à doença, os doces podem ser perigosos, pois pode aumentar as taxas de glicose no sangue.

A nutricionista do Centro Médico Pe. Pio Michele Aparecida revela o equilíbrio na alimentação de uma pessoa não diabética. “A prevenção é importante para todos. Se a pessoa tem hábitos alimentares saudáveis, não é preciso viver de restrições alimentares. Hoje, as pessoas têm dificuldade de associar a alimentação como um ato de satisfação, e tratam os alimentos como remédio, não comem pão porque engorda, comem ovo porque sacia. Mas, na medida certa, é possível comer de tudo um pouco.”

Além da alimentação regrada e com baixo teor de açúcar, pessoas diabéticas devem regular horários para comer, e sempre estar atentas à quantidade de glicose no sangue.

Outras vias para prevenir e tratar o diabetes:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Controlar o estresse e a pressão arterial;
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Segundo o presidente da SBD, Dr. Balduino Tschiedel, o número oficial de pacientes com diabetes no Brasil, a partir de agora, são 12 milhões.

Para que esse número diminua, é preciso seguir as restrições alimentares, manter uma vida de exercícios ativa e estar atento aos sinais.

Se você é uma pessoa propensa à Diabetes, faça exames de rotina, pois o acompanhamento médico é essencial para a manutenção da saúde como um todo.

Saiba mais em: