Compreender a Bíblia...

…requer disponibilidade à conversão, diz Papa.

“Para descobrir o sentido escondido na Sagrada Escritura é preciso um particular exercício interior graças ao qual a razão se abre ao caminho seguro em direção à verdade”, explicou Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, 10, na Praça de São Pedro, com um elevado número de peregrinos provenientes de varios países.
O Papa dedicou a Catequese de hoje a “um importante pensador do Ocidente cristão”: João Scoto Erigene. Nascido provavelmente na Irlanda, no princípio do século IX.

Embora o seu pensamento não tenha feito escola, ele continua ainda hoje a oferecer interessantes perspectivas, em especial no que diz respeito à leitura da Sagrada Escritura. Esta – sublinha ele – “foi-nos dada por misericórdia divina, depois do pecado, para que o homem possa reencontrar tudo o que se encontrava inscrito no seu coração no momento em que foi criado ‘à imagem e semelhança de Deus'”.
Isto quer dizer que para a compreensão da Palavra de Deus requer-se ao mesmo tempo uma análise rigorosa do texto bíblico e uma disponibilidade permanente à conversão. A clarividência da inteligência nunca pode se separar da purificação do coração.