A Semana Nacional da Família vai acontecer, neste ano, entre os dias 9 e 15 de agosto, com o tema “Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado”, e vai destacar também o Ano Catequético.
Para o Arcebispo de Londrina e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e da Família da CNBB, Dom Orlando Brandes, “quando uma família transmite a religião aos filhos, está cumprindo sua missão de Igreja doméstica”. O Arcebispo de Londrina apresentou a cartilha “Hora da Família”, edição 2009, que é o principal instrumento de animação da Semana da Família.
Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é celebrada anualmente no mês de agosto por todas as paróquias do país a partir do segundo domingo de agosto, dia dos pais. “Neste Ano Catequético, queremos aprofundar a relação entre família e catequese. Os pais são os primeiros catequistas. Os filhos aprendem imitando”, explica Dom Orlando.
“Com a Semana Nacional, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”, esclarece o assessor da Comissão para a Vida e Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento.