Dicas musicais

Gerenciando o tempo de estudo

A premissa básica para mantermos um aprendizado constante depende fundamentalmente de termos uma diretriz bem clara; “trocando em miúdos”, cada segundo do seu estudo diário tem sumária importância para a realização de seus objetivos. Em função dos mesmos, trace uma linha de estudo que varie com seu tempo hábil, sua facilidade ou dificuldade com determinado assunto e suas próprias metas. Vale aqui a frase atribuída ao pintor espanhol Pablo Picasso: ” Um grande trabalho é resultado de 10% de inspiração somados a 90 % de transpiração.” Devemos ter em mente o bom e velho ditado: ” O hábito faz o monge.” Ou seja, a freqüência de estudo mínimo diário vale mais que um exagero esporádico.

Segue então uma sugestão de um roteiro mínimo de estudo:

(Obs. : É bom frisar que o desenvolvimento musical também é resultado de um crescimento neuro – muscular, portanto, tenha cuidado com seu mais precioso instrumento : suas mãos !!! Faça sempre um aquecimento que envolva alongamentos de seus músculos e tendões.)

Assunto
Exercícios Cromáticos – 20 min.
Notas no Braço (intervalos) – 10 min.
Escalas – 30 min.
Descanso – 5 min.
Arpejos / Tríades – 30 min.
Acordes / Bases – 30 min.

Leitura – 20 min.
Descanso – 5 min.
Improvisação / Composição – 45 min.
Repertório – 45 min.
Tempo Total – 4 horas

Tempo mínimo sugerido

Para alcançar a tão almejada técnica, incorpore a essência dos assuntos tratados acima através das seguintes diretrizes:

  • Praticar lentamente: vale mais a qualidade que a quantidade e lembre-se: devemos ser como um trem que parte da estação lentamente e aos poucos vai pegando velocidade, sempre em direção ao seu destino.

  • Positividade: Complementando o quesito ” attitude “, você nunca deve se pressionar dizendo ” tenho que acertar, não posso errar “. Isto pode causar-lhe um grave bloqueio mental. Não se apresse, não se pressione, assim sua mente não perderá tempo nem atenção em outros fatores. Apenas concentre-se !

  • Concentração: É exatamente o complemento do que citamos acima. Não devemos estudar vendo TV, pensando no fim de semana, etc. Concentre-se no estudo, no que você realmente estiver estudando.

  • Não gaste muito tempo no mesmo exercício: Delimite um tempo máximo para cada exercício, isto evitará problemas físicos associados a movimentos repetitivos, como a Síndrome do Túnel do Carpo, que “tirou de ação” o tecladista Keith Emerson.

Fonte:oficinadamusicacatolica.com

PS – um bom site de pesquisa da técnica musical para o seu ministério de música é http://www.oficinadamusicacatolica.com/

Fique na paz do nosso Senhor
e que Ele abençõe nossos estudos!

Lênisson Leandro – Lenisson@gmail.com