Chamados a um testemunho profético

Durante sua homilia na celebração da Apresentação do Senhor e do Dia Mundial da Vida Consagrada, realizada nesta quarta-feira, 2, na Basílica Vaticana, o Papa Bento XVIdestacou que os consagrados são chamados a um testemunho profético ligado a uma dupla atitude contemplativa e ativa.

“Aos consagrados e às consagradas é pedido, de fato, a manifestação da supremacia de Deus, sua paixão pelo Evangelho praticado como forma de vida e anunciado aos pobres e aos últimos da terra”, salientou o Santo Padre.

Assim, a vida consagrada é no mundo e na Igreja sinal visível desta busca pela face de Deus, pelos caminhos que levam a Ele. O Papa ressalta que a pessoa consagrada testemunha o compromisso alegre e árduo da busca assídua e sábia da vontade de divina.

Bento XVI exorta aos consagrados para serem ouvintes assíduos da Palavra, porque cada sabedoria de vida nasce da Palavra de Deus. “Sejam contadores da Palavra, por meio da lectio divina, porque a vida consagrada nasce do acolhimento da Palavra de Deus e acolhimento do Evangelho como sua norma de vida. Vivendo sob as pegadas de Jesus casto, pobre e obediente é de tal modo uma ‘exigência’ vivente da Palavra de Deus”, completou o Santo Padre.

Diante de uma sociedade marcada pela pluralidade, por uma progressiva marginalização da religião da esfera pública, por um relativismo que toca os valores fundamentais, Bento XVI salientou a exigência de um testemunho cristão luminoso e coerente.

“A nossa ação apostólica, em particular, queridos irmãos e irmãs, torna-se empenho de vida que acende, com perseverante paixão, a sabedoria como verdade e como beleza, ‘esplendor da verdade’”, destacou.

Acreditando na ação do Espírito Santo que guia cada passo da Igreja, o Papa confiou a Virgem Maria todos os consagrados do mundo “confio a ti toda a vida consagrada, para que tu conceda a plenitude da luz divina, para que a Igreja seja edificada pela santidade de vida desses seus filhos e filhas”, pediu o Santo Padre.