Família - Filhos emburrecidos

JORNAL O PARANÁ
Filhos de verdade ou animais emburrecidos?

Por Karine Rizzardi

O que está acontecendo com os pais da atualidade. Ando muito preocupada com os futuros adultos que os pais estão formando, pois muitos estão casando sem ter preparo algum vindo dos pais.
Fiquei perplexa ao ver um casal de conhecidos, já casados a alguns anos e com filho pequeno, onde o homem não tinha noção alguma de como chefiar uma casa, não sabia direito os impostos que tinha que pagar (exceto do carro e da casa), não sabia administrar o dinheiro e ainda por cima, queria gerenciar uma empresa só pela questão do status. Se não consegue administrar nem sua casa, como pode querer brilhar no seu meio profissional? Se não sabe administrar o dinheiro, por que não procura organizações e cursos que ensinam?
Daí me pergunto: Se esse rapaz é assim, até que ponto esses pais não o pouparam de entender as coisas da vida? Hoje cria-se meninos que não sabem trocar uma tomada porque vão levar choque, não sabem quem chamar se dá um problema na cozinha porque os próprios pais faziam ou chamavam os profissionais, mas os filhos não…. os filhos ficam sempre sentados com a “bunda sossegada” no sofá (com o perdão da palavra), sem nem saber o que está acontecendo e ainda reclamando para abrir o interfone. Estamos criando homens ou donzelas?
Você sabe se está preparando seus filhos para o mundo quando você age para que eles se virem sozinhos sem você. Eles precisam se virar com a casa, com as contas individuais, com a vida de forma que se sintam autoconfiantes. Esse treino começa desde pequenos, onde os pais precisam dar tarefas domésticas para realizar e não deixar só na mão dos empregados. Isso vale principalmente para aqueles pais que tem dinheiro e são acostumados a levar uma vida mais folgada. Vocês podem até estarem mais folgados, mas seus filhos tem uma vida inteira pela frente para construir e é vocês que precisam capacita-los. Se algo estragar em casa, coloque seu filho para arrumar ou faça-o ficar olhando quem faz para também aprender. Deixa eles baterem a cabeça, passarem apuros, pois isso só os fortalece.
O mesmo vejo acontecer com as filhas mulheres. As mães estão ensinando suas filhas somente a trabalhar, mas elas precisam ter conhecimento básico de controle de uma casa. Casam sem saber cozinhar um feijão, achando que a geração fast-food vai livra-las de comandar suas próprias casas. A mãe precisa leva-las ao mercado e mostrar como selecionar uma laranja que tem mais suco e uma mais seca, como saber se o abacaxi está no ponto e como separar as melhores batatas. As mães tem que fazer essas filhas escolherem os alimentos e só gerenciar, sem ficar fazendo por elas. É importante ensinar economia e não só escolher o presunto e queijo mais barato, mas mostrar quanto vale o preço do kilo do embutido.Quando nenezinhas, as filhas pegavam os rodos e as vassouras e a mãe não deixava porque queria deixar a casa em ordem e depois que são grandes as filhas reclamam de varrer uma casa.
Esses jovens estão achando que tudo é festa e não estão entendendo que para se viver na festa é preciso se preparar para ela. Independente das mudanças que hoje estão acontecendo, os papéis dos homens e das mulheres estão mesclados, mas é preciso saber o básico para se virar.
Eu gostaria muito que essa matéria se espalhasse para todos os cantos e as pessoas falassem mais sobre isso em revistas, jornais e televisão, para que haja uma verdadeira conscientização de que tipo de filhos estamos criando: filhos de verdade ou animais emburrecidos?
A autora é psicóloga especialista de casais e família.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

OBS> Minutos atrás eu conversava com o responsável em nossa paróquia pela formação dos casais, digamos o agente da pastoral da familia, que promove os tais “cursos de noivos”. São pessoas que se esforçam até, mas sem apoio e sem um direcionamento melhor, acabam caindo no vazio, junto exatamente daqueles aos quais procuram bem direcionar na vida matrimonial. Neste tempo entrou este artigo acima.

O fato é que a maioria das mães de hoje prepara suas filhas para o mercado de trabalho, sem se dar conta de que deveria ANTES, prepará-las e muito bem, para serem futuras mães. Hoje há meninas que acham que lavar suas calcinhas é obrigação da mãe, até porque ela sempre fez sem nunca ensinar como se faz. Sem as obrigar a fazer, ou a andar sem elas. Uma mãe jamais deveria fazer isso, nem sequer deixar que as empregadas o fizessem, porque trata-se de algo íntimo e intransferível. A menina deveria ser ensinada a ter um santo pudor quanto a estas coisas tão pessoais.

Não ensinam a elas economia doméstica, nem limpeza do lar, nem o preparo das refeições, tanto que para muitas fica a ilusão de quando casadas isso lhes cairá do céu, ou que arumarão um marido de mesma classe, desde que seja um burro carregado de ouro que pagará algum empregado que faça isso. Hoje vemos milhões de moços e moças completamente alheados do qu se passa numa casa, e como disse a autora, se tornaram uma geração de “animais emburrecidos”.

A autora acima toca num ponto chave, e não pensem que na minha casa foi muito diferente, porque minha esposa é a que faz enquanto meus filhos eram confiados ao extremo. Até dei uns gritos e começamos a mudar tudo, cada um tem dois dias por semana para lavar a louça do almoço e eles compreenderam e fazem. Também parei de consertar tomadas, trocar chaves, porque os chamei para ver como se faz, porque raramente paguei para fazer uma coisa assim. Porque sempre aprendi tudo, menos, e me arrependo, cozinhar…. Todos os homens deveriam saber isso também… Para o caso de necessidade extrema.

Embora que, óbvio ululante, cada um na sua função, a esposa com suas atribuições específicas – sem ser escrava do marido, nem tentar escravisá-lo – e vice versa quanto ao marido. Nunca deu certo uma família com um pai no comando da cozinha, nem jamais dará certo uma família com a mãe distante. Marido e mulher são um só diante de Deus, e um para o outro são mais importantes entre si e para si, do que em relação aos próprios filhos. De quem os dois deve cuidar! Mas a mãe de trocar fraldas e o pai de prover o sustento de toda a casa. No amor e na oração! Justo aqui onde entra um dos papéis fundamentais da verdadeira mãe de família: rezar, catequisar sua casa!

Disse eu então agente da pastoral que uma vez que o estado não promove cursos de economia familiar, nem ensina as práticas essenciais da vida em família, a Igreja mesma deveria organizar estes cursos gratuitos através do clube de mães, e ensinar as jovens que querem casar, pelo menos por uma ano, como se cuida de um marido, dos filhos e de uma casa. Porque deitar na cama e fazer filhos a TV se encarega de ensinar, o que não ensina é amar, cuidar, zelar e preparar para a vida.

O fato é que a FAMILIA É A BASE DA SALVAÇÃO. Sem famílias fortes não há Igreja forte, nem salvação garantida. Ou começamos esta instrução, ou veremos o mundo desabar em roldão, pelo desabar das famílias. Não há mais tempo? Então escutem desde já o fragor desta ruína, as separações aumentarem, os divórcios encherem os tribunais e as Igrejas ficando cada vez mais vazias. Porque ou a família se firma na Rocha de Deus, ou ela é construída na areia, para delírio o dos ventos e o delírio das tempestades.

RESULTADO> Quando esta juventude tiver que tomar as rédeas do mundo, ele que já está quase no fundo, terminará no abismo. Porque o mundo desaba com a ruina da mulher! A igreja desaba por causa da ruína das famílias. Os lares se desfazem por falta de uma instrução mínima sobre um lar verdadeiro. A besta que ensina isso venceu!

Mas algumas familias fortes restarão! Elas existem! Estão plantadas na rocha! E sobre estas se edificará o Novo Reino! As famílias desestruturadas não terão lugar aqui! Há tempo ainda de corrigir muita coisa! Mas somente com Deus à frente!

fonte: Recados do Aarão / Pai de amor