AS BENÇÃOS QUE VÊM DO CRISTO RESSUSCITADO

Identificamos trechos, na homilia do Papa Francisco na Vigília Pascal do Sábado Santo, que nos ajudarão a tomar posse da força da ressurreição de Cristo em nossas vidas.*

vigilia-pascal1edt

Papa Francisco na Vigília Pascal

 

A alegria da vitória frente ao Ressuscitado

O Evangelho do Sábado Santo, (Lc 24, 12), diz que o coração de Pedro estava tomado de tristeza pela morte do Senhor e de decepção por tê-lo renegado. Como acreditar na ressurreição? Como ter esperança depois de ter perdido o que lhe era mais precioso?

S pedro

São Pedro

Contudo, Papa Francisco explica, conforme as Escrituras, que Pedro “pôs-se a caminho”:  “Não ficou sentado a pensar, não ficou fechado em casa como os outros; Não se deixou enredar pela atmosfera pesada daqueles dias, nem aliciar pelas suas dúvidas; não se deixou absorver pelos remorsos, o medo e as maledicências sem fim que não levam a nada.  Procurou Jesus; não a si mesmo”, disse o Pontífice.

O que fez a diferença na atitude de Pedro foi deixar que a luz de Cristo reconstruísse sua esperança.

Os sepulcros pessoais aos pés do Ressuscitado

Papa Francisco afirma que a vida em abundância se desenvolve através da renovação constante da esperança. Jesus quer nos tirar da angústia.

Devemos nos esforçar para nos abrir ao Senhor e entregar a Ele nossos sepulcros: “Para que Jesus entre e dê vida; Levemos-Lhe as pedras dos ressentimentos e os penedos do passado, as rochas pesadas das fraquezas e das quedas.”

Evangelizar os problemas à luz do Ressuscitado

Problemas sempre existirão, contudo, Papa Francisco pede para iluminarmos os problemas na luz de Cristo. Evangelizar os problemas é evitar que os medos se apoderem do coração.

Escutemos a palavra do Anjo: “o Senhor não está aqui; ressuscitou!”

O papa complementa que crer não é otimismo, nem atitude psicológica. A esperança cristã é um dom de Deus e não decepciona. “O Consolador não faz com que tudo apareça bonito, não elimina o mal com a varinha mágica, mas infunde a verdadeira força da vida, que não é a ausência de problemas, mas a certeza de sermos sempre amados e perdoados por Cristo, que por nós venceu o pecado, venceu a morte, venceu o medo.”

                                                                                                                           Chamados a anunciar o Ressuscitado

vigilia-pascal3edtO pontífice afirma que somos chamados a anunciar o Ressuscitado com a vida e através do amor. Devemos recordar as obras de Deus. Ele explica sobre a Santa Palavra, que narra a fidelidade e o amor de Deus por nós.

Ele pede para que não esqueçamos a Palavra e suas obras, para não nos tornarmos cristãos sem esperança; “por isso façamos memória do Senhor” – para sermos sentinelas da manhã que sabem vislumbrar os sinais do Ressuscitado”.

Conservar a esperança pelo ressuscitado

Papa Francisco encerra a homilia encorajando a cada um de nós a nos  abrirmos para recebermos o dom de esperança.

“Abramo-nos à esperança e ponhamo-nos a caminho; a memória das suas obras e das suas palavras seja a luz resplandecente, que orienta os nossos passos na confiança, rumo àquela Páscoa que não terá fim.”

*Fonte: site do Vaticano