Meu cerébro não é um HD…

Meus amigos, como seminarista estou cursando teologia e temos tantas coisas para ler e aprender que a minha vontade era ter um HD como cerébro, no qual simplesmente bastasse inserir os  mais diversos arquivos e informações e tudo já ficaria ali guardadinho.

Mas, como não sou um “gênio” e não tenho um HD no meu cerébro. Desenvolvo um método particular para melhor estudar.

1) Procuro fazer um projeto de estudos com todas as coisas que pretendo e devo estudar durante um certo período – semestral ou anual.

2) Depois faço uma planilha detalhada para acompanhar tudo o que estou lendo e estudando, assim não me perco e não sou engolido pelas muitas tarefas.

3) Como também faço todos os dias um mapa mental daquilo que vou estudar.

Também gosto de fazer uma coisa de cada vez, pedra por pedra: um estudo de cada vez, um trabalho acadêmico de cada vez, uma leitura de cada vez, um vídeo de cada vez… Eu sou assim, se você consegue fazer mais coisas ao mesmo tempo, parabéns…

Claro que cada um pode desenvolver o seu método, mas uma coisa é essencial para um bom estudante: a disciplina e a organização. O estudante desorganizado vai se perder naquilo que realmente precisa estudar e vai acabar estudando absolutamente nada.

Sou sincero com vocês, não sou nenhum “nerd”, não me preocupo em tirar “dez”, mas me preocupo em aprender e compreender os conteúdos das Disciplinas. Como o meu cerébro não é um HD, luto para aprender…

Obs.: Uma dica de algo que tem me ajudado muito é um curso de memorização no Youtube do Canal Super Memória.

Forte abraço

Ademir Costa

Be Sociable, Share!