50 anos do Concílio Vaticano II – A Bússola da Igreja

“Os documentos do Concílio Vaticano II, aos quais é preciso retornar, removendo-os de uma massa de publicações que sempre em vez de fazê-los conhecer os tem escondido, são, também para o nosso tempo, uma bússola que permite ao navio da Igreja proceder em mar aberto, em meio à tempestade ou onde é calmo e tranquilo, para navegar segura e chegar à meta.” (Papa Bento XVI, Catequese – 10/10/2012)

Hoje começa o Ano da Fé, festejando os 50 anos do Vaticano II, a simbologia apresentada pelo Papa Bento XVI, na sua catequese de ontem, resume tudo aquilo que possa expressar este acontecimento histórico para a Igreja. Este Concílio é uma bússola para a Igreja em nosso tempo.

Hoje poderíamos dizer que é um GPS, pelo qual quem se deixar conduzir não irá se perder. Assim, a importância da retomada de uma leitura ativa dos documentos conciliares, mediante uma chave de leitura que nos conduz a perceber uma continuidade com a história.

O homem é fruto de seu tempo, eu sou do tempo pós-conciliar e devo, como fruto deste tempo, deixar-me conduzir por esta bússola que aponta para os caminhos seguros da Igreja.

Beato João XXIII e Servo de Deus Paulo VI rogai por nós…

Be Sociable, Share!