Primado do individualismo – o eu em primeiro lugar

Vivemos em uma sociedade influenciada pelo secularismo que tolhe Deus das situações humana no mundo. Por fruto da soberba humana o homem afasta-se de Deus e perde o sentido do seu fim último. Pensando que a liberdade total será uma saída para sua realização humana pela satisfação de seus apetites carnais. Mas por fim, depara-se sempre com o vazio.

Assim, impera em nossa sociedade o primado do individualismo. Alicerçado em um sistema voltado a busca do material e do prazer, que são bens passageiros. O homem fechado para Deus se fecha em si mesmo, caminha por uma via no qual tem que se viver tudo o que pode nesta vida. Tudo se torna objeto para satisfazer os seus apetites e suas realizações carnais e humanas. Os fins justificam os meios.

Neste primado do individualismo não importa um amor ao próximo – altruísmo -, mas o que importa é o eu – meu ego – o egoísmo. Este egoísmo no qual estão impregnadas as pessoas atinge todas as estruturas da sociedade, e diretamente a família. Os cônjuges tornam um objeto de consumo de um para com outro. Quando o objeto não é mais útil, joga-se fora, no matrimônio acontece a separação.

Be Sociable, Share!