1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #723

Em busca da maturidade espiritual

A nossa fé passa por fazes, e a cada passo dado em busca da maturidade espiritual podemos contemplar a graça de Deus crescendo em nossas vidas.

#723Em busca da maturidade espiritual

Créditos: by Getty Imates / AntonioGuillem

“As rivalidades e contendas que existem no meio de vós acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de modo humano apenas?”

Crescer na fé significa também crescer em conversão, em mudança de comportamento motivada pela mudança interior. Portanto, não tem como dizer que “evoluí na fé” se continuo falando, pensando e agindo como se tivesse começado a caminhada hoje.

Minha conversão deve ser notória!

Se digo que conheço Deus, mas não procuro amar meus irmãos na fé, como posso alcançar a maturidade espiritual? (I Jo 4,19-21).

E as rivalidades e contendas específicas eram a respeito dos pregadores Paulo e Apolo. Grupinhos, panelinhas, partidos formados dentro da comunidade para dizer-se pertença deste ou daquele. Imaturidade espiritual, procedimento carnal.

Quando essas coisas acontecem dentro da pastoral, do grupo de oração, da paróquia, esteja certo de que essas pessoas não estão rezando como deveriam, e a conversão não está atingindo o seu coração.

Nós permanecemos na Igreja com os irmãos, mas não por causa deles. Nós estamos na fé em Jesus Cristo com os irmãos e somos chamados a amá-los, a sermos gratos àqueles que nos anunciaram a fé, e seguir o exemplo dos que têm uma vida de santidade, mas permanecemos por causa de Cristo, que deu a vida para a salvação da todos. (Rm 14,7-13).

É inevitável passar por situações de conflito na Igreja, mas a nossa maneira de resolver esses conflitos não pode ser humana e carnal; ela precisa ser espiritual, pois somos animados pelo poder do Espírito Santo que habita em nós. (Gl 5,22-26).

Leia o trecho em I Cor 3,1-9

Na Bíblia CNBB, página 1402
Título: A função dos pregadores

Promessas

I Cor 3,8

Aquele que planta e aquele que rega são a mesma coisa, mas cada qual receberá o salário correspondente ao seu trabalho.”

Princípios Eternos

I Cor 3,2-3.5b-7

Eu vos alimentei com leite, não com alimento sólido, de acordo com a vossa capacidade. E nem atualmente sois capazes de tomar alimento sólido, pois sois ainda carnais. As rivalidades e contendas que existem no meio de vós acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de modo humano apenas?”

A cada um o Senhor deu uma tarefa: eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. De modo que nem o que planta, nem o que rega são propriamente importantes. Importante é aquele que faz crescer: Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso mostrar com os frutos da minha conversão a maturidade espiritual da minha fé.

Como posso pôr isso em prática?

A começar do interior, buscar a conformidade com a vontade de Deus manifestada na sua palavra de no ensinamento da Igreja. E transformar isso em atitudes concretas.