1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #725

Sabedoria do mundo e sabedoria de Deus

A fé cristã sempre encontrou resistências entre os grandes intelectuais. A sabedoria deles constantemente se opõe a sabedoria de Deus e lhes parece loucura.

#725Sabedoria do mundo x sabedoria de Deus

Créditos: by Getty Images / georgeclerk

“Pois, a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Assim está escrito: ‘Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia’, e ainda: ‘O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, são fúteis’.”

O problema dos sábios deste mundo não é buscar o conhecimento, é fazer-se um deus por causa do conhecimento. Mas, ao contrário, o verdadeiro sábio aos olhos de Deus se coloca sempre na condição de discípulo: “O princípio da sabedoria é o mais sincero desejo da instrução; a preocupação pela instrução é o amor; o amor é a observância de suas leis; a observância das leis é garantia de incorruptibilidade; e a incorruptibilidade faz estar junto de Deus” (Sb 6, 17-19).

Mesmo esta palavra não foi corretamente interpretada antes de Jesus Cristo, pois a observância da lei tomou o lugar de Deus, julgando-se suficiente para a justificação do homem. Assim, os sábios novamente foram tragados pelo conhecimento e afastados da vontade de Deus. E essa é a razão pela qual eles não reconheceram o Messias, quando Ele se encarnou no seio da Virgem Maria, mas os pobres e os simples o reconheceram.

Paulo espera encerrar o assunto da divisão na comunidade dos Coríntios com essa reflexão sobre a sabedoria do mundo, que é loucura para Deus. Esta semente maligna estava entrando na comunidade ainda fraca na fé com a disputa de autoridade a respeito dos pregadores do evangelho. “Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo”. Agora, fica claro que o Reino dos Céus não é regido pelo estrelismo, mas pela humildade; não é guiado pela sabedoria deste mundo, mas pela sabedoria de Deus.

Ele termina afirmando: “Portanto, ninguém ponha sua glória em ser humano algum. Sim, tudo vos pertence: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.”

Leia o trecho em I Cor 3, 18-23.

Na Bíblia CNBB; página 1402.
Título: Vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.

Ordens

I Cor 3, 18.21a

Ninguém se iluda: se algum de vós se julga sábio diante deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio.”

Portanto, ninguém ponha sua glória em ser humano algum.”

Princípios eternos

I Cor 3, 19-20.21b-23

“Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Assim está escrito: ‘Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia’, e ainda: ‘O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, são fúteis’.”

Sim, tudo vos pertence: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Conhecimento e sabedoria são coisas distintas. O conhecimento é necessário, mas a sabedoria é fundamental. Quando o conhecimento começa a me distanciar de Deus é sinal de que a sabedoria está longe de mim.

Como posso pôr isso em prática?

Buscar a sabedoria de Deus antes do conhecimento humano.